Dia internacional das Mulheres
INTERNACIONAL

Paquistão diz que libertará piloto indiano capturado como 'gesto de paz'

28 Fev 2019 - 12h39

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, afirmou nesta quinta-feira, 28, que seu país libertará o piloto indiano Abhinandan Varthaman - detido na véspera depois que seu caça foi derrubado pelas Forças Aéreas paquistaneses durante um combate aéreo com a Índia - como um "gesto de paz".

"O piloto indiano está sob nossa custódia, o libertaremos amanhã (sexta-feira, dia 1º) como gesto de paz", anunciou o dirigente paquistanês durante uma sessão parlamentar televisada ao vivo.

Khan acrescentou que na quarta-feira tentou sem sucesso falar por telefone com o líder indiano, Narendra Modi, ao considerar que uma escalada de tensão não é do interesse de nenhuma das duas nações vizinhas.

O gesto paquistanês acontece em meio a uma escalada militar sem precedentes nos últimos anos, depois que a Índia assegurou ter bombardeado na terça-feira um acampamento em solo paquistanês do grupo terrorista Jaish-e-Mohammed (JeM).

O JeM reivindicou em 14 de fevereiro passado um atentado com carro-bomba a um comboio das forças de segurança na Caxemira indiana no qual morreram 42 policiais - o mais sangrento em três décadas de conflito na disputada região.

No entanto, o Executivo de Islamabad mantém que o bombardeio indiano não causou mortes e que as bombas caíram em espaços abertos.

Como resposta, o Paquistão anunciou o abate de dois caças indianos e a captura de um dos pilotos, além do bombardeio por meio da Linha de Controle (LoC, fronteira de facto em Caxemira) de território indiano, sem causar baixas e nem danos.

A Índia, por sua vez, reconheceu a perda de uma aeronave e a captura do piloto, mas afirmou que tinha derrubado um caça paquistanês. (Com agências internacionais).

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Dólar chega a R$ 5,55, mas fecha estável com notícias do exterior

Bolsa de valores sobe 1,35% e volta a superar os 112 mil pontos
Saúde

Senado aprova MP que autoriza crédito de R$ 2,5 bi para Covax Facility

A estimativa é que o Brasil obtenha 10,6 milhões de doses
Saúde

Pesquisadores desenvolvem máscara que inativa coronavírus

A ação do equipamento é devida à presença de um nanofilme de quitosana, na camada intermediária da máscara, substância derivada da casca do camarão
Saúde

Biden determina que estados priorizem vacinação de professores

Pediu ainda que os estados apliquem pelo menos uma dose de imunizante em cada educador até o fim de março.
Ver mais de Mundo