INTERNACIONAL

Oposição venezuelana se articula com Grupo de Lima e EUA

24 Fev 2019 - 15h20Por Luiz Raatz e Felipe Frazão, enviados especiais

Após o fracasso do plano de enviar ajuda humanitária à Venezuela pelas fronteiras com a Colômbia e o Brasil, o líder opositor venezuelano Juan Guaidó discutirá na segunda-feira, 25, com representantes do Grupo de Lima e o vice-presidente americano, Mike Pence, novas estratégias para fazer entrar remédios e alimentos em território venezuelano, bem como para buscar rupturas de oficiais de média e alta patente nas Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB).

Segundo o deputado opositor Luis Silva, do Estado de Bolívar e pertencente ao patido Acción Democrática. "Estamos reavaliando a estratégia com o grupo de Lima e nossos aliados e em função disso surgirá um novo procedimento", disse ele ao Estado."Mas o presidente Guaidó fará tudo a seu alcance para que a ajuda chegue."

Ainda de acordo com o deputado, depois dos confrontos entre militares venezuelanos e manifestantes neste sábado, 23, na fronteira com a Colômbia, que levaram à queima de caminhões de ajuda, Guaidó optou por resguardar os dois pequenos caminhões que estavam estacionados na fronteira do Brasil com a Venezuela trazendo arroz, água e remédios.

Silva pediu também que o governo brasileiro traga de Boa Vista para Pacaraima as 178 toneladas de alimento armanezadas na base aérea da capital roraimense para a fronteira. "O presidente Jair Bolsonaro já fez muito por nós e pedimos que faça um pouco mais", afirmou. "Queremos a ajuda humanitária o mais perto possível (da Venezuela)".

O opositor descreveu os conflitos como "intoleráveis" e disse que em Santa Elena do Uairen, a violência foi ainda pior que em Pacaraima. Enquanto fontes médicas na cidade dizem que houve ao menos três mortos no sábado, o deputado diz que esse balanço já está em cinco mortes e pode chegar a até 20.

Desde o fechamento da fronteira, na quinta-feira, 21, há relatos de confrontos entre a GNB e manifestantes em Santa Elena do Uairém. Há repressão também na comunidade indígena de Gran Savana. Os comércios estão fechados e o clima é de apreensão na cidade, segundo relato de moradores.

Silva também acusou o governo venezuelano de fazer incursões em território brasileiro para perseguir imigrantes que tentavam deixar a venezuela, mas não apresentou evidências da acusação. O tenente-coronel Alyson Mendonça, porta-voz da Operação Controle d Exército Brasileiro nas fronteiras, disse ao Estado que a acusação não é verídica.

Para analistas, o "dia D' configura mais uma vitória simbólica do que prática para a oposição venezuelana. Luis Vicente León, do Instituto Datanálisis, acredita que diante da crise, era difícil para oposição perder. Mas entre ganhar muito e pouco, ganhou pouco.

"Foi uma vitória no terreno simbólico ao demonstrar a perversidade de Maduro, com a repressão e a queima da ajuda humanitária, avaliou. "Mas ainda não há defecções de alta patente no Exército que possibilitem uma mudança no regime.

Ainda de acordo com o analista, Maduro tenta ganhar tempo e evitar uma ação militar externa. "Apesar disso, uma negociação para uma saída eleitoral é muito remota", acrescentou. "A oposição não precisa e não quer aceitar a negociação e o respaldo popular a Guaidó é muito grande, em torno de 60% da população."

Na tarde deste domingo, 24 não houve sinais de que a ajuda voltaria à fronteira. O fluxo pela manhã era normal, com venezuelanos chegando ao Brasil por trilhas paralelas à estrada. Muitos carregavam malas em meio aos pedaços de pedra e lixo que restaram do confronto entre a GNB e manifestantes na tarde deste sábado, 23. A bandeira venezuelana, que desde o fechamento da fronteira não era hasteada, foi roubada do marco fronteiriço. Apenas a do Brasil tremulava.

Matérias Relacionadas

Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Segurança

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo
STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Economia

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda
Ver mais de Mundo