transito
INTERNACIONAL

ONU afirma que 120 pessoas morreram desde início dos confrontos na Líbia

14 Abr 2019 - 15h42

Mais de 120 pessoas morreram desde que um comandante militar da Líbia lançou um ataque à capital do país, dez dias atrás, iniciando confrontos com milícias rivais, afirmou neste domingo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Exército Nacional Líbio, liderado por Khalifa Hifter, lançou uma ofensiva surpresa contra Trípoli em 5 de abril e confronta milícias rivais vinculadas ao governo - este é apoiado pela Organização das Nações Unidas. A OMS diz que 121 pessoas foram mortas nos confrontos e outras 561 pessoas se feriram, sem especificar se eram combatentes ou civis.

O Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários informou que mais de 13.500 pessoas tiveram de deixar suas casas e que números "significativos" de civis seguiam presos em áreas nas quais houve piora nos confrontos.

Enviado da ONU, Ghassan Salame afirmou que uma escola foi bombardeada na cidade de Ain Zara, cerca de 15 quilômetros a sudeste de Trípoli, sem dizer quem seria responsável. Os dois lados já realizaram ataques aéreos na cidade e um porta-voz do Exército Nacional Líbio disse que ampliou os ataques aéreos contra seus rivais nos últimos dois dias.

Hifter pretende unificar o país imerso em anos de caos, após um levante em 2011 que derrubou o ditador Muamar Kadafi. Ele já liderou campanhas anteriormente contra militantes islâmicos e outros rivais no leste da Líbia e recebeu apoio de Emirados Árabes, Egito, Rússia e França.

O presidente egípcio, Abdel-Fattah el-Sissi, se reuniu com Hifter no Cairo neste domingo, informou a presidência local, sem dar detalhes. Fonte: Associated Press.

Matérias Relacionadas

Política

O tarifaço que saiu pela culatra de Lula

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
O tarifaço que saiu pela culatra de Lula
Economia

Aeronaves, óleo, café e carne estão fora do tarifaço imposto pelos EUA

Setores estão entre os principais da pauta exportações para o país
Aeronaves, óleo, café e carne estão fora do tarifaço imposto pelos EUA
Economia

Impacto do segundo Tarifaço dos EUA afetará empregos em SC, diz FIESC

Estudo da Federação catarinense aponta que efeitos da segunda onda de alíquotas elevadas serão similares aos do primeiro movimento tarifário; Estado já deixou de gerar 7,6 mil novas vagas como reflexo das tarifas
Impacto do segundo Tarifaço dos EUA afetará empregos em SC, diz FIESC
Esportes

De Jaraguá do Sul para Mônaco: Filipe Luís assume o comando técnico do clube da Riviera Francesa

Monaco anuncia a contratação do jaraguaense Filipe Luís, que estava sem clube desde sua saída do Flamengo em março deste ano
De Jaraguá do Sul para Mônaco: Filipe Luís assume o comando técnico do clube da Riviera Francesa
Ver mais de Mundo