Camara guaramirim
INTERNACIONAL

ONU afirma que 120 pessoas morreram desde início dos confrontos na Líbia

14 Abr 2019 - 15h42

Mais de 120 pessoas morreram desde que um comandante militar da Líbia lançou um ataque à capital do país, dez dias atrás, iniciando confrontos com milícias rivais, afirmou neste domingo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Exército Nacional Líbio, liderado por Khalifa Hifter, lançou uma ofensiva surpresa contra Trípoli em 5 de abril e confronta milícias rivais vinculadas ao governo - este é apoiado pela Organização das Nações Unidas. A OMS diz que 121 pessoas foram mortas nos confrontos e outras 561 pessoas se feriram, sem especificar se eram combatentes ou civis.

O Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários informou que mais de 13.500 pessoas tiveram de deixar suas casas e que números "significativos" de civis seguiam presos em áreas nas quais houve piora nos confrontos.

Enviado da ONU, Ghassan Salame afirmou que uma escola foi bombardeada na cidade de Ain Zara, cerca de 15 quilômetros a sudeste de Trípoli, sem dizer quem seria responsável. Os dois lados já realizaram ataques aéreos na cidade e um porta-voz do Exército Nacional Líbio disse que ampliou os ataques aéreos contra seus rivais nos últimos dois dias.

Hifter pretende unificar o país imerso em anos de caos, após um levante em 2011 que derrubou o ditador Muamar Kadafi. Ele já liderou campanhas anteriormente contra militantes islâmicos e outros rivais no leste da Líbia e recebeu apoio de Emirados Árabes, Egito, Rússia e França.

O presidente egípcio, Abdel-Fattah el-Sissi, se reuniu com Hifter no Cairo neste domingo, informou a presidência local, sem dar detalhes. Fonte: Associated Press.

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria catarinense vai à Argentina captar negócios em missão da FIESC

Focado no setor moveleiro, evento terá participação do governador de SC e líderes empresariais da Argentina; empresas catarinenses participam de rodadas de negócio
Indústria catarinense vai à Argentina captar negócios em missão da FIESC
Geral

PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba

Ministério diz que medidas estão sendo adotadas para garantir serviço
PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba
Economia

Para FIESC, encontro entre Lula e Trump é avanço concreto para negociações

Reunião na Malásia mostra disposição efetiva dos dois países para evolução nas tratativas sobre as tarifas; suspensão da sobretaxa de 40% e inclusão de mais produtos na lista de exceção estão na mesa
Para FIESC, encontro entre Lula e Trump é avanço concreto para negociações
Geral

A 'Netflix do Mercado Livre' existe, é grátis e você provavelmente já tem acesso a ela sem saber

Empresas que começaram vendendo produtos ou oferecendo um serviço específico agora buscam centralizar todas as nossas necessidades em um único lugar
A 'Netflix do Mercado Livre' existe, é grátis e você provavelmente já tem acesso a ela sem saber
Ver mais de Mundo