INTERNACIONAL
'Não há mais democracia', diz presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia
O presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT), Mustafa Goktepe, disse que a decisão de autoridades turcas de anular a eleição de Istambul deixou claro que o "problema" do presidente Recep Tayyip Erdogan não são apenas o movimento Hizmet e seu líder, o clérigo Fethullah Gülen, considerados terroristas por Ancara, mas todos os seus críticos e opositores. O Hizmet é representado no Brasil pelo CCBT. "Ele (Erdogan) jamais vai aceitar sair do poder de forma democrática", afirmou, em declaração ao jornal O Estado de S. Paulo.
Para Goktepe, o cancelamento das eleições para a prefeitura de Istambul e o fato de o presidente não reconhecer o vencedor demonstram que a única sustentação para sua descrição de democracia - o respeito ao voto - foi "demolida".
"Já não havia mais outros elementos de uma democracia na Turquia, como a separação dos Poderes, a liberdade de expressão, um Judiciário independente", argumentou. "Ficou claro mais uma vez que não existe mais nem a sombra de uma democracia na Turquia."
Segundo Goktepe, o que está acontecendo em seu país demonstrou que qualquer oposição na Turquia poderá ser vítima das ações do governo, como a decisão de Ancara de pedir a extradição do empresário turco naturalizado brasileiro Ali Sipahi, preso no País há mais de um mês.
Sipahi é acusado de fazer transações financeiras em um banco do grupo Hizmet para "financiar atividades terroristas". O empresário alega que o dinheiro é presente de casamento movimentado entre suas duas contas no Brasil e na Turquia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Matérias Relacionadas
Economia
Indústria catarinense vai à Argentina captar negócios em missão da FIESC
Focado no setor moveleiro, evento terá participação do governador de SC e líderes empresariais da Argentina; empresas catarinenses participam de rodadas de negócio

Geral
PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba
Ministério diz que medidas estão sendo adotadas para garantir serviço

Economia
Para FIESC, encontro entre Lula e Trump é avanço concreto para negociações
Reunião na Malásia mostra disposição efetiva dos dois países para evolução nas tratativas sobre as tarifas; suspensão da sobretaxa de 40% e inclusão de mais produtos na lista de exceção estão na mesa

Geral
A 'Netflix do Mercado Livre' existe, é grátis e você provavelmente já tem acesso a ela sem saber
Empresas que começaram vendendo produtos ou oferecendo um serviço específico agora buscam centralizar todas as nossas necessidades em um único lugar

