Delivery Much
INTERNACIONAL

Não consigo imaginar guerra contra a China, diz secretário de Estado dos EUA

29 Mai 2019 - 16h49Por Nicholas Shores

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou não conseguir imaginar que os Estados Unidos se envolvam em uma guerra militar contra a China e, sobre as perspectivas para um acordo comercial, comentou que "muito vai depender" de se o país asiático "estará preparado para fazer o que o presidente (Donald) Trump pediu que eles façam".

"Espero que haja um acordo. Espero que haja um arranjo que funcione em benefício de cada um dos dois países", declarou o chefe da diplomacia de Washington em entrevista à Fox Business. "Mas, se não houver, estou muito convencido de que a economia americana continuará crescendo."

Pompeo considera a Huawei, gigante tecnológica trazida ao centro das tensões comerciais entre as duas superpotências, como "um instrumento do governo chinês". "Se for o caso de que o Partido Comunista da China quer obter informação de tecnologia que esteja em posse da Huawei, é quase certamente o caso de que a Huawei providenciará isso a eles", argumentou.

Sobre as acusações de práticas comerciais ilegais dirigidas por Trump a Pequim, Pompeo apontou que Washington se preocupa com essa ameaça "todos os dias". "A ameaça de não só roubos de propriedade intelectual comercial, mas de tecnologia militar é real e estamos fazendo o nosso melhor para evitar que isso aconteça", garantiu, enquanto respondia a uma pergunta relacionada a desdobramentos no turbulento Mar da China Meridional.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Biden vai pedir quarentena a passageiros internacionais

Ele pediu ainda o uso de máscaras em transportes entre os estados
Saúde

Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas

O grupo fará uma doação para o programa Unidos Contra a Covid-19 no valor de R$ 1,6 milhão, referente a uma usina de produção de oxigênio, que deverá dar suporte aos hospitais públicos da região
Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas
Saúde

Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio

Foram contratadas duas milhões de doses
Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio
Saúde

Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta

Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta
Ver mais de Mundo