dengue 2
INTERNACIONAL

Na China, ministro do Japão diz que países podem "assumir campo econômico"

14 Abr 2019 - 10h51Por AE

O ministro de Relações Exteriores do Japão, Taro Kono, disse neste domingo que seu país e a China têm a oportunidade de "assumir o campo econômico" durante o atual período de incertezas globais, em que os Estados Unidos pressionam comercialmente os asiáticos e outras nações. Kono se encontrou com o ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi, em Pequim, para discutir sobre as relações econômicas e o intercâmbio de jovens entre os dois países.

Kono afirmou ainda que as relações entre chineses e japoneses "se recuperaram completamente" no ano passado. Wang reforçou o discurso, declarando que "embora a situação econômica atual seja complicada e esteja mudando profundamente, a cooperação econômica sino-japonesa está avançando constantemente em um ritmo sólido".

A relação entre China e Japão foi turbulenta nos últimos anos, devido a uma disputa por ilhas do Mar da China Oriental. Em 2012, o Japão nacionalizou um pequeno grupo de ilhas reivindicadas por Pequim. A medida desencadeou protestos violentos na China. Com o tempo, o comércio e os investimentos entre os dois países se recuperaram, com empresas dos dois lados considerando projetos conjuntos em outros países, como a Tailândia.

Mas as exportações do Japão sofreram com a desaceleração recente do crescimento da China, maior parceiro comercial dos japoneses. As empresas do país - de montadoras a lojas de departamentos - têm peso importante na economia chinesa. Além disso, o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs tarifas sobre o aço e o alumínio importados do Japão, assim como ameaçou tarifar automóveis provenientes de outros países, medida que colocaria os japoneses entre os mais prejudicados.

Kono afirmou ainda neste domingo que o presidente da China, Xi Jinping, provavelmente visitará o Japão neste ano. A visita do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, à China no ano passado foi a primeira visita formal a Pequim feita por um líder japonês em quase sete anos. Fonte: Associated Press.

Matérias Relacionadas

Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Ver mais de Mundo