transito
INTERNACIONAL

May: Não existe acordo alternativo com UE diferente do votado hoje

15 Jan 2019 - 17h17Por Nicholas Shores

No seu último pronunciamento ao Parlamento do Reino Unido antes do voto decisivo sobre o acordo do Brexit, que acabou derrotado por 432 votos a 202, a primeira-ministra Theresa May insistiu que não existe um tratado alternativo com a União Europeia diferente do que ela negociou.

Buscando desconstruir os principais clamores de opositores e aliados em contraponto à sua proposta de acordo, a líder do Partido Conservador voltou a argumentar que um votar "não" nesta terça-feira seria "votar na incerteza e na divisão" que viria de uma separação sem acordo ou de um cancelamento do Brexit.

Além disso, reiterou que não ter um 'backstop' irlandês - como é chamado o mecanismo emergencial que cria temporariamente um território aduaneiro comum entre o Reino Unido e a União Europeia para eliminar a necessidade de controles alfandegários na fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte - significa, "agora e sempre", não ter qualquer tipo de acordo com Bruxelas.

Ela classificou a votação desta noite como a "mais significativa" das carreiras políticas dos políticos britânicos, e chegou a prometer que envolveria mais o Parlamento nas negociações com a UE se o acordo tivesse sido aprovado.

Em relação ao pleito do líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, pela convocação de eleições gerais, May alegou que elas não mudariam as escolhas que o Reino Unido tem de enfrentar no Brexit.

Para a premiê, o acordo que ela propôs criaria a parceria econômica mais ambiciosa que a UE já teve com um país de fora do bloco.

"Embora não tenha sido esmagadora, a vitória do Brexit no plebiscito foi decisiva", defendeu. "E não acredito que o povo britânico tenha votado a favor de um Brexit sem acordo."

May disse acreditar que o governo e o Parlamento têm o "deve" de entregar a decisão democrática do povo britânico. "Foi um processo democrático que nos trouxe até este momento."

Matérias Relacionadas

Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Ver mais de Mundo