Dia internacional das Mulheres
INTERNACIONAL

Luís Fernando Serra confirma convocação para ser embaixador do Brasil na França

25 Mar 2019 - 15h19Por Anne Warth e Julia Lindner

O embaixador Luís Fernando Serra confirmou ter sido convidado para assumir a embaixada do Brasil na França. Ele se reuniu nesta segunda-feira, 25, no Palácio do Planalto, com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

"Nós concordamos em tudo, desde que nos conhecemos em Seul, quando eu era embaixador lá", disse o embaixador, a respeito da conversa com Bolsonaro.

O embaixador disse que Bolsonaro não fez nenhum pedido ou recomendação.

Ele aproveitou para destacar que foi a primeira vez que foi recebido por um presidente da República desde que entrou no Itamaraty, em 1972.

Sua indicação já foi enviada à França, disse ele. "O agrément foi pedido na semana passada ao governo francês, que vai analisar o meu currículo e a oportunidade de me ter como embaixador do Brasil na França", afirmou.

Depois disso, seu nome será submetido à sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado e, em seguida, ao Plenário da Casa. "Essas são as etapas constitucionais e regimentais, e todo embaixador se submete a elas", disse.

Serra foi embaixador do Brasil na Coreia do Sul e já atuou nas embaixadas de Gana, Burkina Faso, Cingapura, Chile, Vaticano, Tunísia, Rússia, França e Alemanha.

Ele integra os quadros do Itamaraty desde 1972. Como embaixador, ele disse que sua prioridade será a atração de investimentos franceses no Brasil.

"E a França, é bom que se diga, investiu tanto no Brasil quanto na China. E é difícil ver outro país europeu que tenha feito igual", disse ele. "A França criou aqui 1,5 milhão de empregos e nós queremos que a França crie mais, para ver se reduzimos essa taxa de desocupação e desemprego que existe aqui. Enfim, a França pode colaborar nisso, e muito, como já tem feito."

Há cerca de dez dias, Bolsonaro afirmou que vai trocar os embaixadores de 15 países em que o Brasil tem representação - entre eles Estados Unidos e França.

O presidente disse estar insatisfeito com a imagem que tem sido propagada sobre si no exterior, que inclui os termos ditador, racista e xenófobo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Dólar chega a R$ 5,55, mas fecha estável com notícias do exterior

Bolsa de valores sobe 1,35% e volta a superar os 112 mil pontos
Saúde

Senado aprova MP que autoriza crédito de R$ 2,5 bi para Covax Facility

A estimativa é que o Brasil obtenha 10,6 milhões de doses
Saúde

Pesquisadores desenvolvem máscara que inativa coronavírus

A ação do equipamento é devida à presença de um nanofilme de quitosana, na camada intermediária da máscara, substância derivada da casca do camarão
Saúde

Biden determina que estados priorizem vacinação de professores

Pediu ainda que os estados apliquem pelo menos uma dose de imunizante em cada educador até o fim de março.
Ver mais de Mundo