INTERNACIONAL

Itamaraty avalia envio de transporte a brasileiros que queiram deixar Venezuela

26 Fev 2019 - 14h51

O Itamaraty está preparando medidas de assistência para retirar brasileiros que queiram deixar a Venezuela diante do agravamento da crise no país vizinho. Desde o sábado, 23, o Consulado do Brasil em Caracas envia um formulário aos brasileiros perguntando se têm interesse em sair de lá caso sejam oferecidos meios de transporte pelo governo do Brasil.

"Em caso de agravamento da situação política na Venezuela teria interesse em retornar ao Brasil caso o governo brasileiro venha oferecer meios de transporte?" é a pergunta feita aos residentes. Além disso, o Itamaraty sonda quantos dependentes acompanhariam cada um que responde ao questionário.

Sábado foi o dia em que os confrontos nas fronteiras da Venezuela com o Brasil e com a Colômbia se intensificaram após o governo de Nicolás Maduro impedir a entrada de caminhões com ajuda humanitária em seu território.

Na ocasião, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil divulgou dois alertas aos brasileiros. Um deles justamente explicando a importância de se responder ao questionário. "Em vista da situação por que passa a Venezuela, este Consulado-Geral está coletando informações dos brasileiros residentes no país para fins de adotar medidas cabíveis de assistência consular. Para tanto, solicita o preenchimento do formulário".

O outro comunicado divulgado pedia que os brasileiros evitassem as áreas de conflito na Venezuela. "O Consulado-Geral recomenda, também, aos turistas brasileiros que evitem viajar à Venezuela neste momento e enquanto perdurar a situação", completa o alerta do Itamaraty.I

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Diretoria da Anvisa rejeita importação e uso da Sputnik V

Compra da vacina foi solicitada por estados e municípios
Diretoria da Anvisa rejeita importação e uso da Sputnik V
Saúde

Anvisa avalia pedidos de importação da vacina Sputnik V

Reunião extraordinária está marcada para as 18h
Esportes

Eliminatórias da Copa do Mundo serão retomadas em junho, diz Conmebol

Jogos ocorrerão antes de 13 de junho, quando começa a Copa América
Eliminatórias da Copa do Mundo serão retomadas em junho, diz Conmebol
Economia

Renault, WEG e EDP fazem parceria para expandir estações de recarga para veículos elétricos

A WEG fornecerá as estações de recarga para veículos elétricos e a EDP será responsável pelas vistorias e pela instalação dos equipamentos
Renault, WEG e EDP fazem parceria para expandir estações de recarga para veículos elétricos
Ver mais de Mundo