dengue 2
INTERNACIONAL

Irã quadruplica enriquecimento de urânio não destinado a armas

21 Mai 2019 - 07h10

A Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI) anunciou que quadruplicou a produção de urânio enriquecido e garantiu que, em algumas semanas, ultrapassará o limite de 300 quilos estipulados no acordo nuclear de 2015.

O porta-voz da OEAI, Behrouz Kamalvandi, citado pela agência oficial Irna, disse que o aumento da capacidade de produção de urânio com nível de enriquecimento de 3,67% é uma mensagem aos demais integrantes do pacto nuclear.

"A República Islâmica do Irã, com as mesmas centrífugas, é capaz de aumentar sua produção e, com as medidas dos especialistas da indústria nuclear, não levará muito tempo até superar o limite de produção de 300 quilos", afirmou.

De acordo com o Plano Integral de Ação Conjunta (JCPOA, na sigla em inglês), o Irã pode enriquecer urânio a 3,67% e com limite de 300 quilos, com excedentes sendo enviados ao exterior. No entanto, no dia 8, um ano depois da saída dos EUA do pacto, o presidente iraniano, Hassan Rohani, anunciou que o Irã não venderá os excedentes de produção de urânio enriquecido e de água pesada para outros países.

Rohani deu, além disso, uma moratória de 60 dias aos outros signatários do acordo (Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) para resolverem as atuais restrições ao sistema bancário iraniano e às exportações de petróleo.

Caso os interesses do Irã não fossem garantidos nesse prazo, o presidente advertiu que também não cumpriria com o limite de enriquecimento de 3,67%.

Por sua vez, Kamalvandi afirmou que a cooperação com a Rússia e com a China "avança bem", mas os europeus não fizeram o suficiente para resistir às sanções impostas pelo governo americano contra o Irã após a saída do acordo. Quanto a um eventual aumento do nível de enriquecimento, ele antecipou que o Irã tem a capacidade necessária para fazê-lo.

Citando o chefe da OEAI, Ali Akbar Salehi, Kamalvandi disse que "em quatro dias" o país pode começar a enriquecer urânio a 20%, o nível anterior à assinatura do acordo.

O pacto nuclear de 2015 limita o programa atômico iraniano em troca da suspensão das sanções internacionais, por isso a retirada dos Estados Unidos e as medidas contra o Irã deixaram o acordo seriamente prejudicado.

Além das sanções, a tensão entre os dois países aumentou no plano militar no Golfo Pérsico. O presidente americano, Donald Trump, advertiu ontem que, se o Irã quiser lutar contra os EUA, sofrerá seu "fim oficial".

As tensões entre Washington e Teerã cresceram a ponto de os EUA enviarem um porta-aviões, um navio de guerra, aviões bombardeiros B-52 e uma bateria de mísseis Patriot para a região para enfrentar as ameaças iranianas. O chanceler iraniano, Mohamed Javad Zarif, afirmou, no sábado, que não haverá guerra no Oriente Médio, já que o Irã não deseja um conflito. (Com agências internacionais)

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo