INTERNACIONAL

Governo dos EUA projeta que aumento na imigração vai se acelerar

10 Mar 2019 - 17h08Por Dow Jones Newswires

O governo Trump está se preparando para que quase 180.000 migrantes viajando em família cruzem a fronteira do sul dos Estados Unidos até maio. Segundo documentos internos obtidos pelo "The Wall Street Journal", oficiais da Agência de Proteção Alfandegária e de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês) antecipam que entre 51.000 e 58.000 migrantes viajando em família irão cruzar a fronteira ilegalmente ou pedir por asilo em passagem legal na fronteira neste mês. Baseada em tendências históricas, a agência projeta que o número chegará a 70.000 em maio.

Prisões de famílias cruzando a fronteira entre EUA e México ilegalmente nos últimos cinco meses alcançaram um recorde de 136.150, ultrapassando as 107.212 famílias presas em todo o ano comercial de 2018. Separadamente, 21.968 famílias imigrantes pediram asilo entre outubro e fevereiro, volume parecido com o de um ano antes.

O alto número de famílias que cruzam a fronteira representa uma "crise de segurança e humanitária na fronteira", e deixou a CBP "no limite", segundo afirmou Kevin McAleenan, comissário da CBP, na semana passada. Até o momento, a maior parte das famílias é de Guatemala, Honduras e El Salvador, onde dizem que enfrentam violência, instabilidade política, fome e pobreza. A maior parte das famílias se rende a agentes da fronteira e pede asilo após entrar ilegalmente nos EUA. Menos de 20% dos pedidos são concedidos, mas pessoas com filhos geralmente podem permanecer nos EUA durante o processo, que costuma levar anos.

O governo Trump tentou repetidamente mudar as leis de imigração e os procedimentos para desacelerar a entrada de famílias, incluindo uma política que levou à separação das famílias. Um juiz federal em San Diego ordenou que a administração reunisse mais de 2.50 crianças separadas no ano passado, um processo que continua em andamento. O presidente Trump citou o aumento de entradas como evidência de uma emergência nacional na fronteira. Ele já afirmou repetidamente que leis de imigração atuais e o que ele descreve como decisões judiciais fraudulentas estimulam a imigração ilegal.

Matérias Relacionadas

Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Segurança

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo
STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Economia

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda
Ver mais de Mundo