Dia internacional das Mulheres
INTERNACIONAL

França promete punição severa a "coletes amarelos" que causaram tumulto

16 Mar 2019 - 15h43Por AE

O primeiro-ministro da França, Edouard Philippe, prometeu "punir severamente" manifestantes "coletes amarelos" responsáveis por tumultos e incêndios em torno do Champs-Elysees, na capital da França, Paris. Philippe visitou o local neste sábado para mostrar apoio aos bombeiros e à tropa de choque, que entrou em confronto com os manifestantes. Este é o 18º fim de semana consecutivo de protestos.

Philippe citou a violência "inaceitável" deste sábado e elogiou os bombeiros que salvaram pessoas presas em um prédio após um incêndio provocado pelos manifestantes. A situação continua tensa neste sábado ao longo do Champs-Elysées depois de horas de violência e confrontos. A polícia disparou gás lacrimogêneo e canhões de água. Veículos blindados e cerca de 15 caminhões da polícia se alinharam em frente a participantes dos protestos vestidos de amarelo e preto.

A polícia de Paris informou que mais de 100 pessoas foram presas em meio a tumultos na capital francesa. A violência começou minutos depois que os manifestantes começaram a se reunir na manhã de sábado em torno do Arco do Triunfo. Eles causaram incêndios, destruíram lojas de luxo e entraram em confronto com a polícia.

Florian Lointier, porta-voz dos bombeiros de Paris, disse à Associated Press que 11 pessoas sofreram ferimentos leves no sábado, incluindo dois bombeiros após um incêndio em um banco. O banco ficava no andar térreo de um prédio de sete andares residencial perto da Avenida Champs-Elysees, e as chamas já foram extintas. Lointier disse que uma mãe e seu filho foram salvos das chamas no segundo andar e outros moradores foram evacuados com segurança.

O ministro do Interior, Christophe Castaner, disse na televisão francesa que cerca de 10 mil manifestantes estavam participando de manifestações em Paris e outros 4,5 mil protestavam em outras cidades da França. No fim de semana anterior, haviam sido 3 mil manifestantes em Paris.

Ainda assim, os números ficaram abaixo do total de 30 mil participantes estimados de uma marcha para forçar uma ação governamental mais rápida contra o aquecimento global, que estava sendo realizada em Paris ao mesmo tempo, de acordo com Castaner. Fonte: Associated Press.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Dólar chega a R$ 5,55, mas fecha estável com notícias do exterior

Bolsa de valores sobe 1,35% e volta a superar os 112 mil pontos
Saúde

Senado aprova MP que autoriza crédito de R$ 2,5 bi para Covax Facility

A estimativa é que o Brasil obtenha 10,6 milhões de doses
Saúde

Pesquisadores desenvolvem máscara que inativa coronavírus

A ação do equipamento é devida à presença de um nanofilme de quitosana, na camada intermediária da máscara, substância derivada da casca do camarão
Saúde

Biden determina que estados priorizem vacinação de professores

Pediu ainda que os estados apliquem pelo menos uma dose de imunizante em cada educador até o fim de março.
Ver mais de Mundo