INTERNACIONAL

França: "coletes amarelos" entram em confronto com a polícia em protesto

16 Mar 2019 - 09h10Por AE

Manifestantes franceses "coletes amarelos" entraram em confronto neste sábado com a polícia de choque perto do Arco do Triunfo, em Paris, ao começar o 18º fim de semana consecutivo de protestos contra o presidente Emmanuel Macron.

Depois dos números cada vez menores nos últimos fins de semana, os manifestantes esperam que a marcha mais recente possa dar nova vida ao movimento de 4 meses. Eles jogaram bombas de fumaça e outros objetos em policiais ao longo da Champs-Elysées - cena de repetidos tumultos - e começaram a bater nas janelas de uma van da polícia. A polícia de choque recuou, assim como um canhão de água, quando os manifestantes chutaram a lateral de um caminhão.

Mais tarde, um canhão de água foi acionado em uma via para tentar empurrar manifestantes agrupados entre lojas Cartier e Mont Blanc. Um veículo em chamas foi visto em um bairro próximo, onde outro grupo se reunia.

A polícia de Paris informou que 20 pessoas foram presas na metade da manhã (horário local). Preparando-se para um possível aumento no número de manifestantes e na violência, a capital francesa deslocou mais policiais para as ruas neste sábado do que nos fins de semana anteriores. A polícia fechou várias ruas e se espalhou pela margem direita do Sena.

Grupos de coletes amarelos representando professores, desempregados e sindicatos estavam entre os que organizaram dezenas de manifestações e marchas no sábado, na capital e no restante da França. As ações marcam o fim de um debate nacional de dois meses que Macron organizou para responder às preocupações dos manifestantes.

Os manifestantes rejeitam o debate como palavras vazias e uma jogada de campanha da Macron para as eleições do Parlamento Europeu em maio. Eles estão irritados com os altos tributos e com as políticas da Macron vistas como direcionadas para o mundo dos negócios.

Em seu apelo online para os protestos de sábado, organizadores disseram que querem que o dia sirva como um "ultimato" para "o governo e os poderosos". Fonte: Associated Press.

Matérias Relacionadas

Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Segurança

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo
STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Economia

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda
Ver mais de Mundo