INTERNACIONAL

Filho de Harry e Meghan rompe padrões reais

07 Mai 2019 - 10h56

Nasceu nesta segunda-feira, 6, o bebê do príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle. A duquesa de Sussex, de 37 anos, e o príncipe, de 34 anos, ainda estão escolhendo o nome da criança, o primeiro bebê inter-racial da história recente da monarquia britânica. Meghan é de origem negra.

Este é o primeiro filho do casal, que não quis saber o sexo da criança com antecedência. O menino é o sétimo na linha de sucessão ao trono britânico e o oitavo bisneto da rainha Elizabeth.

O príncipe Harry assistiu ao nascimento de seu primogênito, como fez seu irmão William com os três filhos. Visivelmente encantado, deu a notícia aos jornalistas. "Estou muito feliz e orgulhoso em anunciar que Meghan e eu tivemos um bebê esta manhã, um bebê muito saudável e irresistível", afirmou Harry, em frente à residência do casal, em Windsor. A conta do Instagram do casal anunciando "É um menino!" recebeu mais de 750 mil "curtidas" em uma hora.

Especula-se que Meghan tenha optado por dar à luz em casa. Dessa forma, ela estaria seguindo os passos da rainha Elizabeth - que teve seus quatro filhos no Palácio de Buckingham ou na residência em Clarence. Segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais da Inglaterra, em 2017 apenas 2,1% das mulheres grávidas optaram por fazer o parto em casa na Inglaterra e Gales.

Diferente dos primos, o filho de Harry e Meghan não será príncipe, a menos que a rainha queira. Seu título ainda não foi anunciado, mas poderia ser conde de Dumbarton (Escócia), o segundo dos títulos de nobreza que a rainha atribuiu a Harry na ocasião de seu casamento.

O bebê será batizado na Igreja Anglicana, possivelmente pelo arcebispo de Canterbury na capela real do Palácio de Saint James, com água do Rio Jordão - onde Jesus foi batizado por João Batista, segundo o Evangelho.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, felicitou a família em sua conta no Twitter.

Meghan e Harry se casaram no Castelo de Windsor no ano passado e se mudaram para perto da residência real de Frogmore Cottage. Segundo a tradição, a rainha Elizabeth e os principais membros da família real foram os primeiros a ser informados do nascimento.

Logo depois foi colocada uma proclamação assinada pelos médicos reais em um cavalete no pátio do Palácio de Buckingham, para informar a população. Para celebrar a chegada, foram disparados tiros de canhão em Londres (62 disparos da Torre de Londres e 41 do Green Park, junto ao Palácio de Buckingham).

O nome do bebê pode não ser anunciado por vários dias depois do nascimento: os britânicos tiveram de esperar uma semana antes de conhecer o nome de William e um mês para o de Charles. O príncipe Harry disse ontem que pretende apresentar o filho e anunciar seu nome "provavelmente dentro de dois dias". (Com agências internacionais).

Matérias Relacionadas

Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Segurança

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo
STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Economia

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda
Ver mais de Mundo