vacina
INTERNACIONAL

'Estou aqui para facilitar, unir, buscar convergência'

10 Fev 2020 - 13h49Por Luciana Dyniewicz

A relação entre o presidente Jair Bolsonaro e o novo presidente argentino, Alberto Fernández, começou com troca de farpas e críticas de ambos os lados. Por isso, a principal tarefa do novo embaixador da Argentina no Brasil, o empresário e ex-candidato a presidente Daniel Scioli, é acalmar os ânimos. "Estou aqui para facilitar, unir, procurar pontos de convergência e acordos que resultem em influência positiva na agenda comum que temos", diz Scioli, nesta entrevista exclusiva ao jornal O Estado de S. Paulo.

A relação entre Jair Bolsonaro e Alberto Fernández não começou bem. Como está a situação?

Sou otimista e acho que vai prevalecer a responsabilidade e os interesses comuns. Respeito à vontade popular e à agenda de um governo que está encarando reformas, colocando o Brasil em um caminho de crescimento, que esperamos que se sustente. A Argentina também está se esforçando para que o país volte a crescer e saia de um grande endividamento irresponsável.

Mas como está a relação?

Melhorando. Cada ministro argentino falou com sua contraparte no Brasil e a agenda bilateral se intensifica. Tivemos um encontro com a comunidade turística. Nos reunimos com a associação automotiva brasileira (Anfavea). Nesta semana, estaremos em Brasília na reunião de chanceleres.
Foi um erro Fernández ter convidado o ex-presidente Lula para sua posse?
Lula não foi (à posse).

Mas foi convidado.

Detalhes de protocolo no momento. A realidade é que quem esteve foi o vice-presidente do Brasil (Hamilton Mourão).

O sr. disse que a relação dos dois países está melhorando, mas há duas semanas Bolsonaro disse que fake news foram responsáveis por eleger Fernández.

A eleição já passou. O povo escolheu e é preciso aceitar a vontade popular. Respeitamos a institucionalidade brasileira e há uma declaração do presidente Bolsonaro na qual expressou seu respeito a Alberto Fernández.

Como manter uma boa relação quando um presidente questiona assuntos internos de outro país?

Com respeito e determinação dos povos. A democracia e suas instituições devem prevalecer em todos os momentos. Estou aqui para facilitar, unir, procurar pontos de convergência e acordos que resultem em influência positiva na agenda comum. Isso também tem a ver com gerar postos de trabalho. Um maior intercâmbio comercial e turístico facilita a criação de trabalho.

O chanceler argentino, Felipe Solá, estará em Brasília para reuniões com Ernesto Araújo. Quais serão as prioridades?

Os assuntos que estão na agenda. Mercosul e União Europeia. A posição argentina em relação a situações diferentes na região.

Qual a posição da Argentina em relação ao livre-comércio entre Mercosul e União Europeia?

O chanceler vai falar sobre isso com o ministro Araújo.

É um assunto diplomático e de governo. O sr. não participa?

Sim, participo de todos os assuntos que têm a ver com a relação bilateral. Mas, por respeito a essa cúpula de chanceleres, vamos desenvolver o assunto ali. Na segunda-feira, o presidente Fernández disse na Alemanha que tinha de avaliar as letras pequenas do acordo.

Há possibilidade de um encontro de Fernández e Bolsonaro?

Com certeza vão se dar as condições para que possamos definir uma agenda e realizar esse encontro. A vocação do presidente Fernández é pública: acabou de estar em Israel, na Alemanha recebeu o respaldo de Angela Merkel. Também esteve com o papa, na Espanha e na França, explicando a situação da Argentina e a necessidade de reestruturação da dívida.

Há uma data para Bolsonaro e Fernández se encontrarem?

Vamos organizar e com certeza surgirá uma possibilidade. Confio que será um encontro positivo e construtivo.

O governo Bolsonaro quer reduzir a tarifa externa comum (taxa dos países do Mercosul para importar de países fora do bloco). Qual a posição de Fernández?

A economia argentina e tudo da política de Mauricio Macri deixaram o país em uma situação delicada: 40% de pobreza, inflação em 50% e uma grande queda de qualquer indicador de atividade industrial e da construção. A Argentina quer que a economia volte a crescer, para ter uma capacidade genuína de pagamento para enfrentar suas obrigações e administrar de forma responsável as reservas internacionais.

Isso significa fechar a economia em um primeiro momento e proteger a indústria?

Não. Significa administrar de forma responsável o que é uma situação delicada do estoque de reservas, mas tendo prioridades. E as prioridades têm a ver com o Mercosul. Precisamos recuperar a capacidade industrial para conseguir recuperar o emprego, o potencial exportador, a integração com o Brasil.

O juiz Claudio Bonadio, um dos maiores inimigos da vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, morreu (na semana passada). O que muda para o governo argentino agora?

Ele perdeu a vida. Não vou fazer nenhum juízo de valor ou especulação política.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Ver mais de Mundo