INTERNACIONAL
Esquerda vence eleições europeias na Holanda, diz boca de urna
O Partido Trabalhista foi o grande vencedor das eleições europeias na Holanda, segundo pesquisa de boca de urna do instituto Ipsos divulgada nesta quinta-feira, 23. Liderado por Frans Timmermans, os trabalhistas tiveram 18% dos votos - o dobro da votação de 2014.
Em segundo lugar aparece o Partido Popular para a Liberdade e Democracia (VVD), do primeiro-ministro Mark Rutte, com 14%. Em terceiro vem o Fórum para a Democracia (FvD), do nacionalista de extrema direita Thierry Baudet, com 11%.
A vitória dos trabalhistas surpreende, porque as sondagens davam larga vantagem ao VVD e ao FvD. O maior derrotado seria o partido do líder ultradireitista Geert Wilders (PVV), que teve 13% dos votos nas eleições de 2014 e obteria apenas 4% agora. O fracasso é em razão da ascensão do FvD, que fez campanha com as mesmas bandeiras de Wilders e canalizou a maior parte dos votos da extrema direita.
A Holanda elege 26 deputados para o Parlamento Europeu - que tem um total de 751 representantes. Segundo pesquisa de boca de urna, os trabalhistas passariam de 3 a 5 cadeiras. O VVD, de 3 para 4. A extrema direita, que tinha 4 parlamentares, ficaria do mesmo tamanho, já que o FvD, que nunca havia feito um deputado, terá 3, e o PVV, de Wilders, que tinha 4, elegeria 1.

Matérias Relacionadas
Política
Biden vai pedir quarentena a passageiros internacionais
Ele pediu ainda o uso de máscaras em transportes entre os estados
Saúde
Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas
O grupo fará uma doação para o programa Unidos Contra a Covid-19 no valor de R$ 1,6 milhão, referente a uma usina de produção de oxigênio, que deverá dar suporte aos hospitais públicos da região

Saúde
Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio
Foram contratadas duas milhões de doses
