dengue
INTERNACIONAL

Ernesto Araújo formalizou saída da Unasul, destaca Bolsonaro no Twitter

16 Abr 2019 - 10h22Por Amanda Pupo

Após nota do governo brasileiro oficializando a saída do País da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), o presidente Jair Bolsonaro anunciou a medida na manhã desta terça-feira (16) por meio de sua conta no Twitter. Bolsonaro também destacou o Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul), previsto em declaração assinada durante a viagem do presidente ao Chile, em março.

"O Ministro das Relações Exteriores, @ernestofaraujo, formalizou saída da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e constituir o Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul). Fazendo parte do novo bloco Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru", disse Bolsonaro na rede social.

O chefe do Executivo fez ainda uma menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no comunicado. "Os únicos membros que seguem ativos na Unasul são Uruguai, Guiana, Bolívia, Suriname e Venezuela. A Unasul nasceu em 2008 como um projeto do então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sendo apoiado por Lula", completou Bolsonaro.

O anúncio da saída do Brasil foi feito poucos dias depois de a Argentina e o Uruguai anunciarem que também deixariam a Unasul. A decisão do Brasil foi comunicada oficialmente ao governo do Equador, país depositário do acordo, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A proposta pelo Prosul foi assinada pelos presidentes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e um representante do governo da Guiana.

Recentemente, ao comentar sobre a criação do fórum, Bolsonaro afirmou que o Prosul marca o lançamento das bases para um novo espaço de diálogo e integração da América do Sul. "Os principais pilares serão a democracia, a prosperidade e o respeito às soberanias, opostos ao avanço totalitário observado no continente nos últimos anos com a Unasul (União de Nações Sul-Americanas)", disse o presidente em postagem feita em março.

Matérias Relacionadas

Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Ver mais de Mundo