dengue 2
INTERNACIONAL

Eleição provoca rearranjo de forças em países da UE

28 Mai 2019 - 07h00

Desprestigiada por décadas, a eleição europeia teve participação recorde e resultados capazes de reordenar a política de países do bloco. O desempenho de partidos governistas foi tão ruim em países como a Grécia que eleições nacionais foram antecipadas. Em casos como o da Itália, o resultado do governo foi tão bom que produziu boatos de uma nova votação nacional, para dar mais poder ao vice-premiê, Matteo Salvini.

A Liga, partido de extrema direita liderado por Salvini, teve 34% dos votos na Itália, o dobro do Movimento 5 Estrelas (M5S), de Luigi di Maio, parceiro da coalizão formada no ano passado. Os dois, porém, nunca se entenderam e trataram a eleição europeia como um plebiscito para determinar o poder que cada partido teria entre o eleitorado italiano.

Durante a campanha, Salvini sugeriu que poderia usar os resultados para consolidar seu poder dentro da coalizão ou romper a aliança com o M5S e forçar novas eleições. Ontem, o vice-premiê segurou suas cartas e elogiou o parceiro - que vinha criticando com frequência. "Meus aliados de governo são amigos. Meu oponente ainda é a esquerda", disse.

A votação também derrubou o governo de extrema esquerda da Grécia. Alexis Tsipras, primeiro-ministro, anunciou que vai convocar eleições antecipadas em razão do desastre nas urnas - o Syriza, partido de Tsipras, obteve 24% dos votos, sendo derrotado pelos conservadores da Nova Democracia, que ficaram com 33%.

No Reino Unido, o resultado das eleições europeias causou uma guerra de narrativas. O Partido do Brexit, do líder nacionalista Nigel Farrage, foi o mais votado com 31,6% dos votos. A vitória, segundo ele, dá um "mandato" aos eurocéticos para lutar por um Brexit sem acordo. "Nós exigimos um lugar na mesa de negociações, para preparar o país para sair da União Europeia de qualquer maneira."

Os europeístas, no entanto, fizeram outra leitura dos resultados. Segundo eles, os defensores do Brexit, como Farage e o partido nacionalista Ukip, tiveram somados pouco mais de um terço dos votos, o que significa que os partidos que defendem a integração europeia seriam maioria.
Os resultados ruins nas eleições afetaram também a estabilidade da coalizão da chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Os partidos governistas reunidos - os conservadores CDU e CSU e o social-democrata SPD - obtiveram 45% dos votos, uma queda de 18,4% com relação a 2014.

A estratégia de Annegret Kramp-Karrenbauer, sucessora de Merkel à frente da CDU, de apelar à direita para impedir o avanço da extrema direita desde dezembro, não funcionou. "A grande coalizão vacila após as eleições", afirmou ontem a revista Der Spiegel. "O governo está em perigo porque CDU e SPD foram punidos pelos eleitores e essa instabilidade pode levar ao colapso a qualquer momento."

O único alento é que a Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema direita, teve 11% dos votos, mais do que os 7% de 2014, mas menos do que os 12,6% das legislativas de 2017. Quem herdou a maior parte dos votos dos insatisfeitos foi o Partido Verde, que se tornou o segundo mais votado da Alemanha, com 20,5%.

O sucesso dos verdes se repetiu em outros países, como Portugal e Escandinávia, com alguns analistas enquadrando o fenômeno como uma "onda verde" de eleitores. As mudanças climáticas, o grande comparecimento de jovens e a insatisfação com os partidos tradicionais estariam por trás do crescimento, segundo especialistas.

Ironicamente, em nenhum outro lugar da Europa é mais visível a dinâmica entre os dois grupos vencedores - verdes e nacionalistas - como na Bélgica, sede da UE. No norte do país, onde se fala holandês, os nacionalistas flamengos de extrema direita cresceram, enquanto na Valônia, onde se fala francês, e na capital Bruxelas, os verdes receberam uma votação histórica. A divisão deve tornar ainda mais difícil uma coalizão federal, o que poderia lançar os belgas em uma crise parecida com a de 2010, quando a Bélgica ficou 541 dias sem governo. (Com agências internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Ver mais de Mundo