dengue
INTERNACIONAL

Eleição na Nigéria é adiada horas antes da abertura das urnas

16 Fev 2019 - 14h19Por com agências internacionais

A Comissão Nacional Eleitoral Independente (Inec, na sigla em inglês) da Nigéria adiou em uma semana a eleição para presidente. A decisão foi anunciada cerca de cinco horas antes da abertura das urnas, que deveria acontecer neste sábado, 16. A votação deverá acontecer no próximo dia 23.

De acordo com o chefe da comissão eleitoral, Mahmood Yakubu, a medida foi necessária para garantir eleições livres e justas no país africano. "A comissão concluiu que o processo eleitoral não poderia ser realizado na data agendada", disse Yakubu.

O chefe da comissão não especificou quais foram os problemas que levaram ao adiamento. Recentemente, três centros da comissão foram incendiados e denúncias apontam que muitos estados do país não haviam recebido as cédulas eleitorais.

"Foram reportados os desaparecimentos de algumas folhas de resultado e cédulas. Nós queremos mapear onde está todo este material sensível e fazer um inventário do que está conosco e do que não está", disse um membro da comissão eleitoral para a agência de notícias Reuters.

Os dois principais candidatos na corrida eleitoral são o atual presidente, Muhamadu Buhari, de 76 anos, e o líder da oposição, Atiku Abubakar, de 72, um empresário que foi vice-presidente do país entre 1999 e 2007.

Ambos os lados da disputa lamentaram o adiamento. A sigla Congresso de Progressistas, partido do presidente Buhari, se disse "muito decepcionada" com a decisão e pediu que a comissão eleitoral mantenha sua neutralidade. Enquanto isso, Atiku Abubakar pediu calma aos seus partidários ante o que considerou como uma "provocação".

Em 2015, as eleições no país também foram adiadas e aconteceram seis dias depois da data prevista inicialmente. Naquela oportunidade, a justificativa para a medida foram ameaças do grupo jihadista Boko Haram.

Oposição questiona. Após o adiamento, o Partido Popular Democrata (PDP), do candidato de oposição Atiku Abubakar, acusou o presidente Muhammadu Buhari de estar por trás do adiamento das eleições gerais para o dia 23 de fevereiro.

"Ao instigar este adiamento, o governo de Buhari espera privar o eleitorado de seus direitos com a finalidade de assegurar baixa participação na nova data", denunciou o candidato a presidência. "Conscientes de que o povo nigeriano está determinado a rejeitá-los, eles estão desesperados e farão tudo ao seu alcance para negar esta rejeição", enfatizou.

Apesar de chamar o adiamento de "inaceitável", Atiku pediu para que seus seguidores não caiam em provocações e preservem a paz, enfatizando que, se eles "foram capazes de tolerar quatro anos de má administração, poderão aguentar mais alguns dias".

"Não reaja a esta provocação com raiva, violência ou qualquer ação que possa ser explorada por quem não quer realizar esta eleição", insistiu o candidato. "Mantendo a calma, nós vamos superar isso. Pode-se adiar uma eleição, mas não pode-se adiar o destino", concluiu.

Eleições acirradas

Cerca de 84 milhões de eleitores estão inscritos para votar nestas eleições na Nigéria. O país é a maior potência petroleira da África e também o mais populoso do continente, com 190 milhões de habitantes.

A campanha presidencial foi marcada pela morte de 15 pessoas na última terça-feira, 12, após um tumulto durante um comício de Buhari. No último sábado, o presidente realizou seu maior principal evento de campanha em Lagos, o centro econômico do país.

O partido de Abubakar também pretendia fazer um grande comício no mesmo dia, mas teve de cancelar o evento após uma proibição para o acesso ao local planejado para o ato. O opositor chegou a acusar o Buhari de envolvimento no caso, o que é negado pelo partido do presidente.

A Nigéria mergulhou em uma recessão econômica entre 2016 e 2017, logo depois que Buhari chegou ao poder, e hoje enfrenta dificuldades recuperar seu crescimento. Atualmente, o país registra o maior número de pessoas vivendo abaixo do limiar da extrema pobreza (87 milhões) no mundo, à frente da Índia, de acordo com o World Poverty Clock.

O tema economia dominou a maior parte da campanha e o oponente Abubakar prometeu em seu lema que "Faça a Nigéria trabalhar de novo", ou, em inglês "Make Nigeria work again", em cima do slongan "Make America great again", do presidente americano Donald Trump.

O ex-vice-presidente defende uma política liberal para tirar o país da atual estagnação econômica.

Por outro lado, Buhari sustenta uma política mais intervencionista e ganhou votos com sua medida "Trader Moni", um sistema de microcrédito de 24 a 75 euros (27 a 85 dólares) para dois milhões de pequenos empreendedores.

Matérias Relacionadas

Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Ver mais de Mundo