INTERNACIONAL

Democratas voltam a criticar Trump sobre emergência para construir muro

26 Fev 2019 - 15h20

O líder democrata no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer (Nova York), afirmou nesta terça-feira que o presidente americano, Donald Trump, está tentando "dobrar a lei" com a declaração de emergência nacional na fronteira sul do país para a construção de uma barreira física na região. Schumer pediu a outros senadores que se expressem com uma "voz bipartidária" para colocar limites ao Poder Executivo. "O que impediria um futuro presidente de declarar emergência toda semana?", questionou.

A Câmara dos Representantes deve votar uma resolução para impedir que Trump redirecione bilhões de dólares do orçamento do Pentágono para a construção de um muro ao longo da fronteira com o México. É esperado que os deputados aprovem a legislação, mas há incerteza quanto ao Senado. Mesmo que o Congresso aprove um projeto para encerrar a declaração de emergência de Trump, o presidente já afirmou que vetará a medida.

A votação na Câmara está programada para ocorrer nesta terça-feira. A presidente da Casa, a democrata Nancy Pelosi (Califórnia), disse que a oposição à declaração de emergência de Trump não é algo sobre política, mas sobre proteger o país de uma força exacerbada do Executivo. De acordo com Pelosi, a ação do presidente "rouba bilhões de dólares" dos projetos de construção militar para a construção do muro. Para ela, se houvesse uma verdadeira emergência na fronteira, o Congresso forneceria financiamento para a barreira. Fonte: Associated Press.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Renault, WEG e EDP fazem parceria para expandir estações de recarga para veículos elétricos

A WEG fornecerá as estações de recarga para veículos elétricos e a EDP será responsável pelas vistorias e pela instalação dos equipamentos
Renault, WEG e EDP fazem parceria para expandir estações de recarga para veículos elétricos
Economia

Dólar cai para R$ 5,45 e fecha no menor valor em quase dois meses

Bolsa tem terceira queda seguida, influenciada pelo exterior
Política

Bolsonaro participa de cúpula virtual sobre clima

Encontro promovido pelo governo norte-americano ocorre hoje e amanhã
Bolsonaro participa de cúpula virtual sobre clima
Esportes

Libertadores: São Paulo vence fácil e Flamengo vira na Argentina

Rubro-Negro bateu Vélez, enquanto Tricolor atropelou Sporting Cristal
Ver mais de Mundo