Delivery Much
INTERNACIONAL

Comediante Volodymyr Zelenskiy é eleito presidente da Ucrânia

21 Abr 2019 - 21h53

O comediante Volodymyr Zelenskiy, cuja única experiência política anterior consistia em representar um presidente em programas de TV, conquistou neste domingo uma vitória esmagadora nas urnas na eleição presidencial da Ucrânia. Pesquisas de opinião e resultados preliminares mostraram que Zelenskiy recebeu quase três de cada quatro votos no segundo turno, onde ele enfrentou o atual presidente ucraniano, Petro Poroshenko, que governou o país em um mandato de cinco anos.

Mesmo antes de os resultados começarem a ser divulgados, Poroshenko aceitou a derrota ao dizer que está deixando o cargo, "mas quero enfatizar com firmeza que não estou deixando a política". Zelenskiy, por sua vez, prometeu grandes mudanças no alto escalão do governo e disse que sua tarefa número 1 seria assegurar a libertação de cerca de 170 membros militares ucranianos feitos prisioneiros na Rússia.

A Ucrânia tem sido afetada por escândalos de corrupção, fraqueza na economia e uma guerra de cinco anos com os separatistas apoiados pelos russos na parte leste do país. Mais de 13 mil pessoas morreram devido ao conflito. Após a vitória, Zelenskiy prometeu envolver a Rússia para tentar acabar com a guerra civil. Ele também afirmou, sem dar detalhes, que "faremos uma guerra de informação muito poderosa" para que o confronto seja encerrado. Fonte: Associated Press.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Governo do Estado acompanha ato de entrega das vacinas contra a Covid-19 nesta segunda-feira

No domingo (17), os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram por unanimidade o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a Covid-19
Governo do Estado acompanha ato de entrega das vacinas contra a Covid-19 nesta segunda-feira
Saúde

Anvisa devolve pedido de uso emergencial da Sputnik

Vacina é fabricada pela Rússia
Saúde

Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid

Decisão depende de publicação para entrar em vigor
Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid
Esportes

Final da Libertadores faz CBF mudar jogos de Palmeiras e Santos

Equipes atuariam no Brasileiro um dia após final continental
Ver mais de Mundo