INTERNACIONAL

Candidatos à presidência da Nigéria culpam um ao outro por adiamento de eleição

16 Fev 2019 - 19h42

Os dois principais candidatos à presidência da Nigéria condenaram neste sábado a surpreendente decisão de última hora de adiar a eleição por uma semana, para 23 de fevereiro, culpando um ao outro, mas pedindo calma à maior democracia da África.

A decisão de adiamento, anunciada cinco horas antes da abertura da urnas, é cara. Analistas da SBM Intelligence estimaram um impacto econômico de US$ 2 bilhões, sem contar o golpe na reputação do país. As autoridades agora devem decidir o que fazer com os materiais de votação já entregues, tendo em vista o ambiente tenso, com algumas instalações eleitorais incendiadas nos últimos dias.

O presidente da comissão eleitoral, Mahmood Yakubu, disse a observadores e diplomatas que a postergação não está relacionada à insegurança observada o país ou à influência política. Ele culpou "muitas circunstâncias difíceis", incluindo o mau tempo que afetou voos e incêndios em três escritórios da comissão em uma aparente "tentativa de sabotar nossos preparativos".

Se a votação tivesse continuado como planejado, as unidades de votação não poderiam ter sido abertas ao mesmo tempo em todo o país, explicou. "Isso é muito importante para a percepção do público sobre eleições livres, justas e confiáveis", disse Yakubu, acrescentando que até às duas da manhã eles ainda estavam confiantes de que a votação poderia ir em frente. A nova data das eleições de 23 de fevereiro é definitiva, disse.

O partido de apoio ao candidato da oposição, Atiku Abubakar, acusou a administração do presidente Muhammadu Buhari de "instigar este adiamento" com o objetivo de garantir um baixo comparecimento e instou os nigerianos a tornarem em número maior daqui a uma semana. "Você pode adiar uma eleição, mas não pode adiar o destino", escreveu Abubakar.

Buhari, por sua vez, disse que estava "profundamente decepcionado", após a comissão eleitoral "ter garantido dia após dia e quase hora após hora que eles estavam em prontidão completa para as eleições". Em uma declaração, pediu calma e afirmou que seu governo não interfere no trabalho da comissão. Um porta-voz do comitê de campanha do presidente, Festus Keyamo, acusou o partido de Abubakar de causar o atraso para tentar desacelerar o ímpeto de Buhari. Mas um gerente de campanha do partido no poder no estado de Delta, Goodnews Agbi, disse que era melhor dar à comissão o tempo para realizar uma votação credível, em vez de se apressar em uma farsa "que o mundo inteiro vai criticar mais tarde".

Um grupo cívico que monitorava a eleição, a Sala de Situação, atacou a "tensão e confusão desnecessárias" e pediu aos partidos políticos que evitassem incitamento e desinformação.

A expectativa na Nigéria já era de uma disputa acirrada entre Buhari e Abubakar, um ex-vice-presidente bilionário. Ambos se comprometeram a trabalhar por uma eleição pacífica, embora apoiadores, incluindo altos funcionários de campanha, tenha causado preocupação com alertas contra interferências estrangeiras e alegações de aparelhamento.
Fonte: Associated Press

Matérias Relacionadas

Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Segurança

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo
STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Economia

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda
Ver mais de Mundo