dengue
INTERNACIONAL

Brasil e mais sete países assinam declaração reconhecendo criação do Prosul

22 Mar 2019 - 16h34Por Daniel Weterman e Ricardo Galhardo, enviados especiais

Oito países, incluindo o Brasil, assinaram nesta sexta-feira, 22, uma declaração se comprometendo com a criação do Prosul (Foro para o Progresso da América do Sul), bloco idealizada para substituir a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) na região. O documento foi oficializado após reuniões da Cúpula Presidencial sobre Integração Sul-Americana, realizada em Santiago.

Assinaram a declaração os presidentes da Argentina (Mauricio Macri), do Brasil (Jair Bolsonaro), do Chile (Sebastián Piñera), da Colômbia (Iván Duque), do Equador (Lenín Moreno), do Paraguai (Mario Abdo) e do Peru (Martín Vizcarra), além do embaixador da Guiana no Brasil, George Talbot.

Além do reconhecimento à proposta de criar o Prosul, os líderes se comprometeram a orientar os ministros de Relações Exteriores de seus respectivos países a estabelecer um diálogo de conformidade com a resolução. Para participar do organismo anunciado, o documento exige como requisitos a "plena vigência da democracia", estratégia que coloca a Venezuela em uma situação de isolamento do grupo, além do respeito ao princípio de separação dos Poderes e o respeito aos direitos humanos, assim como a soberania e a integridade territorial dos Estados.

O Prosul será implementado gradualmente e com uma estrutura flexível, de acordo com a declaração. O bloco será presidido pelo Chile nos próximos 12 meses e depois pelo Paraguai. Em um discurso no Palácio de La Moneda, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o bloco será aberto para todos os países da América do Sul, mas destacou que o compromisso é com democracia, liberdade e direitos humanos.

"Este espaço abordará de maneira flexível e com caráter prioritário temas de integração em matéria de infraestrutura, energia, saúde, defesa, segurança e combate ao crime, prevenção e gestão de desastres naturais", diz o comunicado assinado conjuntamente.

Ausência

Com representantes presentes no encontro, Bolívia, Uruguai e Suriname não assinaram o documento para criação do Prosul. Os presidentes desses três países não estavam na ocasião e enviaram integrantes de seus governos para a cúpula. De acordo com o governo chileno, esses governos podem ingressar no organismo no momento em que decidirem.

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo