INTERNACIONAL

Boris Johnson vai se lançar candidato para suceder May no Reino Unido

16 Mai 2019 - 16h27

Boris Johnson, o rosto da campanha pela desfiliação britânica da União Europeia (UE), disse nesta quinta-feira, 16, que se candidatará a substituir a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, como líder do Partido Conservador quando ela deixar o cargo.

"Certamente, vou buscar isso", disse o político de 54 anos, que também foi prefeito de Londres, durante um encontro com empresários na cidade inglesa de Manchester, informou a emissora BBC.

A chefe de governo conservadora adiantou em março que renunciará se o Parlamento aprovar o acordo do Brexit que ela fechou com Bruxelas, mas não estabeleceu um roteiro caso o mesmo não seja aprovado.

Johnson liderou a campanha em favor da ruptura com a União Europeia antes do referendo de junho de 2016 e defendeu em diversas ocasiões que um Brexit sem acordo cumpriria com a vontade expressada pelos eleitores naquela consulta.

Mesmo assim, Johnson votou em março na Câmara dos Comuns a favor de ratificar o pacto que May selou com a UE, um texto que conta com a rejeição da ala mais eurocética dos conservadores e que ainda depende de aprovação.

Além de Johnson, anunciaram que pretendem concorrer em eventuais primárias do Partido Conservador a ex-ministra de Trabalho e Previdência Esther McVey, assim como o ministro de Desenvolvimento Internacional, Rory Stewart.

Outros ministros, como o de Interior, Sajid Javid; o de Meio Ambiente, Michael Gove; e o de Relações Exteriores, Jeremy Hunt, também aparecem na maioria das listas de possíveis candidatos dos meios de imprensa britânicos.

Diante da paralisia no processo para ratificar o acordo do Brexit, nos últimos dias aumentou a pressão no Partido Conservador para que a primeira-ministra estabeleça uma data concreta para sua renúncia.

Se a chefe de governo decidir renunciar como líder de seu partido, poderia continuar em Downing Street até que aconteça um processo de primárias, cujo ganhador também assumiria a liderança do Poder Executivo.

A primeira-ministra se reuniu nesta quinta-feira com o chamado Comitê 1922, que reúne os deputados conservadores sem cargo no governo e que controla os processos internos do partido.

Após a reunião, o presidente desse grupo, Graham Brady, anunciou que voltará a se reunir com May para "estabelecer um calendário para a escolha de um novo líder conservador", assim que a lei do Brexit tenha sido votada no Parlamento.

Está previsto que a primeira votação na Câmara dos Comuns sobre essa legislação, que prepara o caminho para a ratificação do acordo com Bruxelas, aconteça na semana do dia 3 de junho. (Com agências internacionais)

Matérias Relacionadas

Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Segurança

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo
STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Economia

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda
Ver mais de Mundo