INTERNACIONAL

Bolsonaro reitera no Chile que responsabilidade com Previdência é do Congresso

23 Mar 2019 - 16h39Por Daniel Weterman e Ricardo Galhardo, enviados especiais

No pronunciamento que fez neste sábado no Chie, ao lado do presidente Sebástian Piñera, no Palácio La Moneda, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, voltou a jogar a responsabilidade pela aprovação da reforma da Previdência para os congressistas. "A responsabilidade (para a aprovação da matéria) no momento está com o parlamento brasileiro e eu confio na maioria dos parlamentares, porque essa não é uma questão de governo, mas dos parlamentares."

Antes de jogar a responsabilidade pela aprovação da medida a deputados e senadores brasileiros, Bolsonaro destacou que seu governo está preocupado com a reforma da Previdência. "Temos de fazer a lição de casa e queremos aprová-la porque é o único caminho para alavancar Brasil e outros países da América do Sul."

A declaração de Bolsonaro, ao jogar a responsabilidade pela aprovação das mudanças nas aposentadorias para o parlamento, é mais um elemento de tensão na crise que se instalou essa semana entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, com relação à proposta de reforma previdenciária. Mais cedo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse em Brasília, que Bolsonaro é quem precisa sair em defesa da proposta e parar de falar que é contrário à medida. Maia acredita também que o governo não pode terceirizar suas responsabilidades e o capitão da reserva deve assumir a liderança neste processo, sob risco de não conseguir aprovar as mudanças nas regras da aposentadoria.

Em seu rápido pronunciamento no Chile, Bolsonaro falou também que escolheu seus ministros com competência e patriotismo e que o Brasil e a América do Sul começam a viver "um descolamento da questão ideológica". Na sua avaliação, as questões ideológicas sempre falaram "muito alto junto à mídia, universidades e escolas". E continuou: "É um desafio, obviamente governaremos para todos, mas estamos vencendo essa batalha."

Bolsonaro destacou ainda o Prosul que, na sua avaliação, visa a juntar países para, de forma ágil, buscar soluções para os problemas. O capitão da reserva destacou ainda a área ambiental, dizendo que o Brasil não deve nada ao mundo na questão da preservação do meio ambiente. "Temos obrigação com meio ambiente, a Amazônia não pode continuar em risco de ser internacionalizada."

Bolsonaro e Piñera assinaram uma declaração conjunta se comprometendo em enviar ao Congresso o acordo de livre comércio assinado entre os dois países em novembro do ano passado para ratificação. A declaração fala em "conferir máxima prioridade à tramitação do acordo" para que haja aprovação parlamentar ainda em 2019 no Brasil e no Chile.

Matérias Relacionadas

Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Segurança

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo
STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Economia

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda
Ver mais de Mundo