transito
INTERNACIONAL

Bloquear ajuda à Venezuela seria "crime contra humanidade", diz senador dos EUA

17 Fev 2019 - 20h21Por AE

O senador norte-americano Marco Rubio visitou neste domingo um ponto de fronteira para organizar a ajuda dos Estados Unidos à Venezuela e alertou os soldados leais ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que cometeriam um "crime contra humanidade" se bloquearem a entrada dos pacotes de ajuda humanitária que estão sendo canalizados por meio dos rivais de Maduro.

Uma multidão entusiasmada de imigrantes venezuelanos, alguns entoando "Rubio! Liberdade!" recebeu o republicano enquanto ele visitava Cúcuta, na Colômbia. Rubio realizou uma entrevista coletiva tendo à vista uma ponte fronteiriça por onde passaram nos últimos meses venezuelanos que fugiam de dificuldades em seu país.

Os EUA usaram aviões militares e civis para transportar alimentos e itens de higiene pessoal - um esforço que visa minar Maduro e expor a incapacidade de seu governo de superar a escassez de alimentos e remédios. A ajuda deve ser distribuída na Venezuela em 23 de fevereiro por apoiadores do líder do Congresso Juan Guaidó, que é reconhecido nos EUA e em dezenas de outros países como o presidente legítimo da Venezuela.

Maduro está usando militares para impedir a ajuda de entrar, dizendo que é desnecessária e parte do golpe para derrubá-lo.

Rubio advertiu os soldados que bloquear a ajuda seria um "crime contra a humanidade". Ele disse em espanhol que os soldados que impedem a entrada de ajuda passariam "o resto de suas vidas se escondendo da justiça".

Aqueles que renunciarem ao apoio a Maduro receberam uma oferta de anistia por Guaidó e pelo Parlamento dominado pela oposição. Poucos soldados aceitaram o prometido.

Rubio, que tem sido uma voz influente na defesa de medidas dos EUA contra Maduro, observou que cerca de 50 nações declararam Guaidó o presidente constitucional da Venezuela, com base em argumentos de que a reeleição de Maduro no ano passado foi fraudulenta e que outras instituições do governo como o Supremo Tribunal não têm autoridade legal.

Rússia, China, Turquia e um grande número de países asiáticos e africanos ainda apoiam Maduro. "Os países que apoiam Maduro não nos surpreendem", disse o senador. "Todos eles são corruptos, nenhum deles é uma democracia e muitos deles têm bilhões de dólares que querem receber do regime corrupto."

O senador disse ainda que a questão é "uma crise humanitária, de seres humanos que nada têm a ver com política". Ele afirmou que os venezuelanos "estão sendo privados de remédios, alimentos e ajuda necessários para viver, enquanto as pessoas que estão à frente desse regime estão vivendo como multimilionários". Fonte: Associated Press.

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo