Delivery Much
INTERNACIONAL

Arábia Saudita e Emirados Árabes declaram apoio a governo de transição no Sudão

14 Abr 2019 - 14h19Por AE

A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos divulgaram posicionamentos em apoio ao conselho militar de transição no Sudão, após protestos massivos nos últimos meses terem forçado o presidente Omar al-Bashir a sair do poder.

A Arábia Saudita declarou que "apoia o povo sudanês" e pediu a todos os cidadãos do país para "priorizarem o interesse nacional". O rei saudita Salman ordenou um pacote de ajuda não especificado para o Sudão, que inclui produtos de petróleo, trigo e remédios. Já os Emirados Árabes Unidos solicitaram aos sudaneses que "trabalhem para proteger a legitimidade e garantir a transferência pacífica de poder". Na sexta-feira, o país saudou a posse do general Abdel-Fattah Burhan como chefe do conselho.

Os organizadores dos protestos no Sudão contra o ex-presidente Omar al-Bashir estão realizando neste domingo um segundo dia de negociações com o conselho militar, depois de reivindicar a "imediata e incondicional" entrega do poder a um governo civil de transição que governaria por quatro anos.

O líder da oposição ao Partido do Congresso Sudanês (do ex-presidente al-Bashir), Omer el-Digair, disse que as negociações de domingo seriam sobre a apresentação das demandas dos organizadores e o plano de transição, além do pedido de dissolução do Partido do Congresso. "Nós exigimos a reestruturação do aparato de segurança atual", disse El-Digair. "Não precisamos de um aparato que detenha as pessoas e feche os jornais."

Os partidos políticos e movimentos por trás dos quatro meses de protestos disseram em um comunicado conjunto no sábado que permanecerão nas ruas até que suas exigências sejam atendidas. Entre elas está a transferência do governo militar para o governo civil. O Exército do Sudão foi quem nomeou o conselho militar, que deve governar por dois anos ou menos, enquanto as eleições estão sendo organizadas.

Em fevereiro, Al-Bashir impôs um Estado de emergência, proibindo reuniões públicas não autorizadas e concedendo amplos poderes à polícia, em um esforço para anular os protestos. Dezenas de pessoas foram mortas em confrontos entre policiais e manifestantes, e centenas foram julgadas em tribunais de emergência. Fonte: Associated Press.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Biden vai pedir quarentena a passageiros internacionais

Ele pediu ainda o uso de máscaras em transportes entre os estados
Saúde

Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas

O grupo fará uma doação para o programa Unidos Contra a Covid-19 no valor de R$ 1,6 milhão, referente a uma usina de produção de oxigênio, que deverá dar suporte aos hospitais públicos da região
Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas
Saúde

Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio

Foram contratadas duas milhões de doses
Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio
Saúde

Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta

Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta
Ver mais de Mundo