transito
INTERNACIONAL

Antes de ser preso em Tóquio, Carlos Ghosn planejava substituir CEO da Nissan

09 Dez 2018 - 08h54

Antes de sua prisão em Tóquio, no mês passado, o executivo brasileiro Carlos Ghosn, que há quase duas décadas ajudou a orquestrar a união entre a francesa Renault e a japonesa Nissan, planejava substituir o presidente-executivo da Nissan, Hiroto Saikawa, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Ghosn foi preso em 19 de novembro depois que seu avião particular aterrissou em Tóquio. Ele é suspeito de ter usado unidades da Nissan na Europa para dissimular pagamentos de quase US$ 18 milhões para a compra de um imóvel de luxo num condomínio no Rio de Janeiro, além de uma casa em Beirute. Conhecido pela capacidade de cortar custos e recuperar em negócios em crise, Ghosn, de 64 anos, é acusado de fraudar sua declaração de renda e de usar recursos corporativos para benefício pessoal. O escritório do advogado de Ghosn, Motonari Otsuru, não se pronunciou.

Saikawa não pôde ser contatado para comentar o assunto. Ele disse que está focado em melhorar a rentabilidade da Nissan a longo prazo, e isso resultou em declínios de vendas nos EUA este ano.

No momento da sua detenção, Ghosn era o presidente da Nissan e ainda era considerado o decisor final, embora tenha desistido do papel de executivo principal na Nissan em 2017.

Ghosn havia planejado por meses mexer na alta administração da Nissan e revelou seus planos de substituir Saikawa, disseram as pessoas. Qualquer mudança na alta gerência exigiria a aprovação do conselho.

Uma das fontes afirmou que Ghosn disse a alguns associados que queria realizar seu plano em uma reunião da diretoria da Nissan em novembro. Em vez disso, o conselho votou por unanimidade em 22 de novembro para remover Ghosn como presidente. Ele continua sendo diretor da Nissan.

De acordo com as fontes, Ghosn estaria descontente com a tomada de decisões de Saikawa e frequentemente o criticou pelas recentes lutas da empresa nos EUA, entre outras razões. Fonte: Dow Jones Newswires.

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo