transito
INTERNACIONAL

Alemão Manfred Weber será o candidato do EPP à presidência da Comissão Europeia

08 Nov 2018 - 14h31Por Nicholas Shores

O alemão Manfred Weber foi eleito nesta quinta-feira o "candidato de ponta" do Partido do Povo Europeu (EPP, na sigla em inglês), que é o maior grupo político do Parlamento Europeu, para as eleições ao Legislativo da União Europeia em maio do ano que vem. Isso significa, na prática, que ele será o candidato do EPP na disputa pela presidência da Comissão Europeia, hoje ocupada pelo luxemburguês Jean-Claude Juncker, integrante do mesmo bloco partidário.

Weber é membro da União Social-Cristã (CSU, na sigla em alemão), legenda-irmã da União Democrata-Cristã (CSU) da chanceler alemã Angela Merkel. Ele foi escolhido para a corrida eleitoral com 492 votos válidos, contra 127 do ex-premiê da Finlândia Alexander Stubb.

Pelo Twitter, a tanto a CSU quanto a CDU parabenizaram Weber pela vitória de sua pré-candidatura. "Ele é um construtor de pontes, no sentido mais verdadeiro do termo. Queremos uma Europa construtiva e hábil à negociação. Por isso lutaremos juntos na eleição europeia em 2019!", escreveu o partido de Merkel.

No entanto, mesmo que o EPP eleja o maior número de membros do Parlamento Europeu no pleito em 2019, não há uma garantia automática de que o social-cristão assumirá o comando do braço Executivo em Bruxelas, já que seu nome ainda teria de ser confirmado pelos Estados-membros da União Europeia no âmbito do Conselho Europeu.

Pode jogar a favor de Weber o fato de que a Alemanha detém peso considerável na distribuição de cargos em Bruxelas. (Com informações da Associated Press)

Matérias Relacionadas

Política

Governador lidera comitiva em busca de novas parcerias com Portugal

A viagem está marcada entre os dias 8 e 14 de julho. O objetivo é fortalecer as relações entre o estado e o país europeu, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de tecnologia, turismo e comércio
Governador lidera comitiva em busca de novas parcerias com Portugal
Esportes

Jaraguá do Sul recebe Seleção Brasileira de Vôlei para amistosos

As partidas ocorrerão na próxima semana, dias 19 e 20, na Arena Jaraguá
Jaraguá do Sul recebe Seleção Brasileira de Vôlei para amistosos
Geral

Polícia Federal abre investigação sobre leilão de arroz

Conab também instaurou uma apuração interna
Polícia Federal abre investigação sobre leilão de arroz
Economia

Taxação de importação até US$ 50 e Projeto Mover vão à sanção

PL 914/24 foi aprovado na Câmara por 380 votos contra 26
Taxação de importação até US$ 50 e Projeto Mover vão à sanção
Ver mais de Mundo