dengue 2
INTERNACIONAL

848 venezuelanos entraram em Roraima no dia em que Guaidó tentou derrubar Maduro

01 Mai 2019 - 16h54Por Luiz Raatz

O número de refugiados venezuelanos que entraram no Brasil na terça-feira, 30, no posto de fronteira de Pacaraima (RR) chegou a 848, informou, por meio de nota, a Operação Acolhida, que cuida dos refugiados venezuelanos em Roraima, nesta quarta-feira, 1.

Na comparação com os números medidos na última semana, a movimentação na fronteira na terça-feira, dia em que o líder opositor Juan Guaidó estimulou uma sublevação militar contra o presidente Nicolás Maduro, mostra que o volume de venezuelanos que chegam a Pacaraima dobrou.

Segundo a assessoria de imprensa da Operação Acolhida, no entanto, esse número varia muito e não é possível estabelecer um vínculo entre o aumento do fluxo na fronteira e o que ocorreu ontem em Caracas.

De acordo com a assessoria da Operação Controle, que monitora a fronteira entre Roraima e a Venezuela, a cifra é um indício de que o fluxo migratório está retornando à média registrada antes de o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, determinar o fechamento da fronteira em fevereiro.

Com o fechamento, o fluxo diário chegou a cair para uma média de 200 pessoas por dia. Nas últimas semanas foi se recuperando até chegar a 400 pessoas por dia. Ontem, chegou perto dos 900 - o número médio registrado antes do fechamento da fronteira. No total, mais de 150 mil venezuelanos entraram no Brasil pela fronteira desde 2016.

Para o porta-voz da Operação Controle, tenente Alyson Mendonça, isso é um sinal de que mais venezuelanos que chegam ao Brasil por Santa Elena de Uairén estão cruzando a fronteira por caminhos alternativos - as chamadas "trochas".

Segundo comunicado divulgado pela Operação Acolhida, um total de 936 venezuelanos passaram pelo Posto de Recepção e Identificação de Pacaraima. Desse número, 848 entraram no Brasil e 88 saíram.

Outras 304 pessoas se dirigiram ao Posto de Triagem da Operação, sendo 129 para solicitação de refúgio e 175 para residência temporária.

No que se refere ao atendimento na área de saúde, 508 pessoas foram vacinadas e um total de 1.321 doses foram administradas.

Matérias Relacionadas

Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Ver mais de Mundo