Campanha Sarampo
Ranking

Região Sul lidera ranking de redes públicas com bom ensino nas séries iniciais

20 Abr 2015 - 11h47

A região Sul lidera o ranking das redes municipais com maior percentual de alunos do 5º ano com bom desempenho na Prova Brasil. Metade dos 30 municípios mais bem colocados é sulista, com destaque para o Paraná. Este é um dos critérios do Prêmio Prefeito Nota 10, criado pelo Instituto Alfa e Beto para chamar a atenção para políticas públicas que promovem educação de qualidade em larga escala, dando condições para que todas as escolas de uma rede funcionem bem. É o que explica o presidente do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista Oliveira.  “Nós queremos chamar a atenção pra uma causa, a causa da rede de ensino. (...). Ensino de qualidade é quando o prefeito pode dizer pro cidadão: coloque o filho em qualquer escola, que vai ter o mesmo de padrão de qualidade e vai ter um bom padrão de qualidade.”


Embora liderem o bom desempenho nas séries iniciais, os municípios do Sul, com raras exceções, não atuam nas séries finais e, para vencer, é preciso ter bons resultados nelas também. Ao menos uma cidade sulista tem boas chances de ganhar o prêmio e o professor João Batista dá algumas pistas sem quebrar a surpresa. "Esse é um município que, diferentemente de outros que estão concorrendo ao prêmio, teve uma mudança iniciada há mais tempo, iniciada a partir de um processo que veio de fora para dentro, ou seja, com assistência externa, que sempre conseguiu manter esse padrão. Esse é um caso excelente e do qual todos os municípios do sul do Brasil, do sudeste tem muito que aprender.”

O prefeito do município com melhor desempenho no país receberá duzentos mil reais e os mais bem colocados das outras regiões receberão menções honrosas. A entrega do prêmio será seguida de debate no fim do mês, no jornal Folha de S. Paulo. No sul, as cidades com desempenho de destaque são Foz do Iguaçu, Medianeira, Palotina, Cambé, Londrina, Cianorte, Marinalva, Laranjeiras do Sul, Apucarana, Rio Negro e Mandaguaçu, no Paraná, além de Sapiranga, no Rio Grande do Sul e Joinville, em Santa Catarina.

Reportagem:  Simone Mateos

Matérias Relacionadas

Geral

Presidente da Avevi e vereadores participam de audiências em Brasília

A primeira aconteceu na manhã desta terça-feira (22) com o presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, Florian Madruga
Presidente da Avevi e vereadores participam de audiências em Brasília
Geral

Vereadores mirins da região participam de Sessão na Câmara dos Deputados em Brasília

Schützenfest

Ingressos para a 31ª Schützenfest poderão ser adquiridos pela internet

A medida visa trazer mais comodidade ao público e também reduzir as filas de acesso ao Parque de Eventos
Ingressos para a 31ª Schützenfest poderão ser adquiridos pela internet
Geral

Menina morre após cair do 18º andar de prédio em construção em Piçarras

A criança chegou a ser socorrida pela família, levada para o pronto atendimento, mas não resistiu aos ferimentos
Menina morre após cair do 18º andar de prédio em construção em Piçarras
Ver mais de Geral