Programa Internet para Todos

Prefeitura de Corupá adere ao Programa Internet para Todos

13 Mar 2018 - 14h25
Prefeitura de Corupá adere ao Programa Internet para Todos    -

No total 2.471 municípios adeririam ao programa. A cerimônia de adesão contou com a presença do presidente Michel Temer e do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab, presentes e ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Internet para Todos. As prefeituras indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, a Prefeitura também arcará com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem.


O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas ofertará conexão a preços reduzidos menores que os praticados pelas operadoras de internet. Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas a partir de maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia em todo o Brasil.

A conexão de internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças às pesquisas dos cientistas brasileiros, que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.

Além dos convênios com as prefeituras, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do País, sendo que 7 mil serão beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.

Corupá solicitou a adesão no começo deste ano. Segundo o prefeito João Carlos Gottardi, a implantação é importante para o município, pois vai facilitar o acesso à internet de modo rápido no interior do município para os agricultores, além de favorecer o atendimento ao turista. O próximo passo para implantação do programa em Corupá, será a instalação de uma antena pela Prefeitura que irá assumir os custos com a segurança e energia elétrica, além de encaminhar projeto à Câmara Municipal para aprovar isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para a operação do programa. O usuário pagará uma taxa para utilização do serviço de internet, mas que segundo o Ministério ficará bem abaixo da cobrada atualmente no mercado de internet banda larga.

Posto de Saúde

Ainda em Brasília, nesta terça-feira o prefeito de Corupá João Carlos Gottardi, participa de audiência com o Ministro da Saúde Ricardo Barros e o senador Paulo Bauer para apresentar o projeto de um novo posto de saúde no bairro João Tozini. A audiência foi marcada pelo deputado estadual Vicente Caropreso. Segundo Gottardi, o projeto que vai ser apresentado em Brasília é o mesmo que está pronto desde o ano passado e que foi feito numa parceria entre a diretoria de planejamento da Prefeitura e a Amvali.


Também em Brasília, o prefeito participa de agenda no Ministério das Cidades onde vai acompanhar o andamento do Programa Avançar Cidades em que o município se inscreveu para receber recursos para a pavimentação de 17 ruas.


 

Matérias Relacionadas

GERAL

Defesa pede escolta para João de Deus

GERAL

Grupo planejava matar Marcelo Freixo

GERAL

Advogado de João de Deus pede que pedido de prisão não seja concedido

Ver mais de Geral