terça, 22 de janeiro de 2019 - 12h47
(47) 3271-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Estudantes paraguaios

Estudantes paraguaios são recebidos na Prefeitura de Jaraguá

09 Mai 2018 - 16h59
Estudantes paraguaios são recebidos na Prefeitura de Jaraguá -


Grupo de jovens formado por 23 alunos e dois professores do Colégio Politécnico Johannes Gutenberg de Lambaré, Paraguai foram recepcionados na Prefeitura de Jaraguá do Sul na manhã desta terça-feira (8).  Os alunos do 3º ano do ensino médio vieram conhecer aspectos culturais, econômicos e sociais de Jaraguá do Sul, que foram abordados pelo assessor do vice-prefeito, Sidnei Marcelo Lopes, pelo próprio vice-prefeito, Udo Wagner, além do diretor de Ensino da Secretaria de Educação, Antônio de Souza Júnior.

Amauri Multimarcas


Os anfitriões destacaram os patrimônios culturais e étnicos de Jaraguá do Sul,  construída e consolidada pelas mãos dos descendentes de alemães, italianos, poloneses, negros e húngaros; o bairro Rio da Luz, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade; as grandes empresas, como a Weg, 8ª maior multinacional brasileira, presente em 29 países, entre outros assuntos.

Os visitantes também assistiram a dois vídeos sobre a cidade e depois receberam um kit composto de uma sacola, uma mapa ilustrado da cidade e deu um exemplar da Revista de Prestação de Conta de Jaraguá do Sul. Udo Wagner ressaltou ainda as conquistas jaraguaenses não só na área  econômica, como educacional e de segurança. “Algo que tornou nossa cidad referência Brasil a fora”, destacou em sua fala com os jovens.

No total, 182 paraguaios desembarcaram na segunda-feira em Joinville, sendo seis turmas de ensino médio e 19 professores. Os grupos se dividiram conforme a área de estudo entre os municípios  da Região Norte Catarinense, visitando inclusive empresas de vários segmentos nestas cidades.


De acordo com uma das professoras que acompanhou a delegação paraguaia, Julia Condia, este tipo de viagem, que se repete desde 2008, é essencial para a formação dos estudantes do país vizinho.  “É interessante. É uma forma deles levarem conhecimento e  contribuir para transformação positiva das comunidades onde vivem”, observou a educadora.

Ao final do encontro, uma das alunas da delegação do Colégio  Johannes Gutenberg entregou ao vice-prefeito uma placa em homenagem a Jaraguá do Sul.

Odontocop