transito
Feira do Livro

X Feira do Livro abre quinta-feira com programação que vai além da literatura

09 Ago 2016 - 17h42

A X Feira do Livro de Jaraguá do Sul já está com toda programação confirmada. Além de Milton Hatoum, Fernando Bonassi e Paula Pimenta, os três principais autores nacionais já anunciados, o público vai ter acesso a oficinas, contações de histórias, espetáculos musicais, debates, guias de leitura, lançamentos de livros por autores locais além, é claro, da venda de livros.


Com o tema “Literatura em todas as Artes”, a feira de 2016 toma o livro como base para discutir música, cinema, teatro e televisão e avaliar a relação entre as diferentes formas de manifestação artística. “A programação desse ano está bem consistente, com atrações variadas em todos os dias, e convidados de altíssima qualidade”, afirma João Chiodini, coordenador da X Feira do Livro.

Já no primeiro dia de evento a feira apresenta uma de suas grandes atrações:  o escritor, tradutor e professor de literatura Milton Hatoum numa conversa sobre as possibilidades da literatura e o lugar da ficção no século XXI. Com trezentos mil exemplares vendidos e traduções para 12 países, o amazonense Hatoum é um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea.

Outro convidado de projeção nacional, o dramaturgo, roteirista e cineasta Fernando Bonassi, se apresenta já no sábado, em uma conversa sobre literatura, cinema e teatro. Com mais de vinte obras publicadas, como Luxúria e Subúrbio, Bonassi é co-autor dos roteiros dos filmes Carandiru, Cazuza, Castelo Rá-tim-bum e das séries de TV Força-Tarefa, Mundo da Lua, Castelo Rá-tim-bum e da nova Supermax, que estreia em breve na Rede Globo.

No final de semana que coincide com o Dia dos Pais, as atrações envolvem crianças e famílias com oficinas, contações de histórias e apresentações musicais.

O livro “A De Antônia”, escrito por Demétrio Panarotto, com participação de seus filhos Antônia e Lorenzo e projeto gráfico de Gabi Bresola, é o ponto de partida da oficina Brincando de fazer Livros, que acontece na sexta, dirigida a agentes de leitura e no sábado a toda a comunidade.

 Domingo é a vez do espetáculo musical infantil No dorso do Rinoceronte, com Silvio Mansani. Destinado ao público infantil, o show diverte adultos e crianças, abordando temas do universo infantil, como parque de diversões, circo e festa de aniversário. Com muito humor e interação, os músicos tocam jazz, marchinha, baião e MPB infantil.


A seleção criteriosa de temas e convidados já uma marca que faz da Feira do Livro de Jaraguá do Sul ser chamada de A Feira das Feiras. “Em 10 anos de evento, é possível perceber como a cidade foi influenciada positivamente por meio da formação de leitores e também de escritores”, comenta Carlos Henrique Schroeder, coordenador dos últimos anos e hoje à frente da área de relações institucionais da feira. “Uma prova é o lançamento de mais de 20 livros de autores locais, que acontecerão durante os 10 dias de feira”, completa.

A estrutura da feira se mantém praticamente a mesma do ano passado, com o Galpão da Leitura montado no estacionamento da SCAR e as palestras e oficinas acontecendo dentro do Centro Cultural. A diferença é que o galpão cresceu de 550m² para 800m², incluindo um espaço para contação de histórias anexo aos estandes das livrarias e editoras.

A X Feira do Livro de Jaraguá do Sul tem o APOIO da Lei de Incentivo à Cultura, SCAR, Kayrós Hotel, PATROCÍNIO de Zanotti, Grupo Elian, Duas Rodas, O Correio do Povo, Rede de Postos Mime e WEG, REALIZAÇÃO Design Editora e Eventos, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Governo do Estado de Santa Catarina, SESC, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saúde

Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde
Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Ver mais de Jaraguá do Sul