transito
Weihnachsplatz

Weihnachsplatz resgata tradições natalinas da Alemanha

09 Dez 2015 - 12h45

“A Praça da Neve é diversão garantida não só paras as crianças. Toda a família aproveita para brincar no corredor com a neve de espuma”, destaca o presidente da Associação Empresarial de Pomerode (Acip), uma das organizadoras do evento, Ivan Blumenschein. Esse é apenas um dos sonhos que se transformam em realidade na Weihnachtsplatz, a Praça de Natal de Pomerode, evento que resgata as tradições natalinas trazidas da Alemanha.




Uma dessas tradições é o Pelznickel. Também conhecido como Papai Noel do Mato ou bicho papão. “Com barba de velho, roupa escura e um bastão, ele vive no meio da floresta e não gosta de crianças desobedientes. Conta a tradição que antigamente, em algumas regiões da Alemanha, os pais lembravam os filhos da presença do Pelznickel para pregar a obediência e ajudar a regrar o comportamento”, explica Ivan. A apresentação está marcada para o dia 17 de dezembro, às 20h.

A iluminação também está chamando a atenção de moradores e turistas. Mais de 300 mil lâmpadas foram usadas na decoração. Quem visitar a Weihnachtsplatz, que continua até o dia 6 de janeiro no Centro Cultural, poderá conferir também uma minicidade - com casas, igreja, posto de combustível, castelo dos reis magos, ponte com lago, uma estação de trem e animais vivos - , o Weihnachtsmark (Mercado de Artesanato) e a Weihnachtspyramide, ou Pirâmide de Natal. Com 10,5 metros de altura e feita pela escola de tornearia de Pomerode, a torre é uma tradição conhecida até hoje como um dos mais antigos enfeites natalinos da Alemanha.

A Praça de Natal está aberta de segunda a sexta-feira das 18h às 22h e sábados e domingos das 11h às 22h. O Papai Noel está presente todos os dias, das 20h às 22h. O Natal de Pomerode é organizado pela empresa Patricio Eventos, com patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, Kyly e apoio da Acip, Prefeitura Municipal de Pomerode, Câmara Municipal de Vereadores, Fundação Cultural e Avip. Mais informações no site www.natalnapracapomerode.com.br.


Confira a programação cultural:

10/12 - Quinta - 19h - Alte Mai Music

11/12 - Sexta - 19h - Grupo de Cordas

12/12 - Sábado - 20h - Coração de Ouro

13/12 - Domingo - 15h30min - Trio Pomerano




16/12 - Quarta - 20h - Louvores Divinos  

17/12 - Quinta - 19h - Alte Mai Music

18/12 - Sexta - 20h - Louvores Divinos

19/12 - Sábado - 15h30min - Txai - Coro Rega

20/12 - Domingo - 15h30min - Coração de Ouro

Fonte: Oficina dasPalavras



Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul