transito
Jaraguá do Sul

Transportes de fretamento são vistoriados em Jaraguá

No primeiro dia, 15 veículos foram vistoriados; dois estavam com lotação acima do permitido

21 Jul 2020 - 13h36Por Da Redação

A Prefeitura de Jaraguá do Sul em conjunto com o 14º Batalhão de Polícia Militar realiza nesta semana uma operação de fiscalização sobre os veículos que operam na atividade de fretamento no Município. Por novo decreto municipal, emitido na sexta-feira  (17) está suspenso por 14 dias o transporte coletivo, com o intuito de tentar  baixar a curva de disseminação no novo coronavírus na cidade.
 
Segundo o diretor de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Gildo Martins de Andrade Filho, no primeiro dia de operação, na segunda-feira, foram vistoriadas sete vans, sete micro-ônibus e um ônibus.  "Essa operação teve como objetivos verificar a situação de regularidade desses veículos e se estavam cumprindo as regras sanitárias de prevenção ao covid-19", destaca Andrade. As regras estabelecem, entre outros aspectos,  que os veículos devem transitar com 50% de sua capacidade de transporte.

No que diz respeito ao Município, continua o diretor, quatro dos veículos abordados estavam atuando com a licença para este tipo de serviço vencida e um não tinha autorização para operar na atividade de fretamento. 

Já a Polícia Militar constatou que um dos transportes estava com licenciamento vencido e outras duas vans estavam com a lotação acima do permitido, ou seja, acima dos 50%  previstos no decreto para este serviço durante a pandemia.

No caso de licenciamento vencido foi aplicada uma autuação por parte da PM e recolhimento do veículo ao pátio.  Já em relação aos dos veículos irregulares com a Prefeitura (autorizações vencidas e sem autorização) foram aplicadas as respectivas notificações (multas). No caso dos veículos com excesso de passageiros a PM aplicou Termo de Notificação ao qual cabe recurso. "Se o motorista não conseguir comprovar que não teve culpa neste recurso esta notificação será convertida em multa".

O diretor de Trânsito e Transportes informa que outras operações semelhantes a essa deverão ocorrer ao longo desta semana e nas próximas.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas ao 190. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Segurança

Trecho da Rua Edmundo Koch, em Jaraguá do Sul, totalmente interditado

A medida é necessária devido a obras de enrocamento no local
Trecho da Rua Edmundo Koch, em Jaraguá do Sul, totalmente interditado
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (18).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul