Jaraguá do Sul

Teleconsultoria diminui espera para consultas especializadas

Especialidade como endocrinologia não tem mais fila de espera, após implantação do sistema

10 Jun 2019 - 14h30Por Da Redação
Teleconsultoria diminui espera para consultas especializadas - Crédito: Patrick Titz / PMJS Crédito: Patrick Titz / PMJS

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul comemora a diminuição na fila de espera de especialidades médicas após a implantação da teleconsultoria. A plataforma digital foi implantada há três anos, para as especialidades de endocrinologia e nutrição, e neste ano a especialidade de ortopedia começa a experimentar o sistema.  Trata-se de um local digital onde o médico do posto de saúde, ao atender um paciente e suspeitar da necessidade de encaminhamento a um especialista, consulta, por meio de teleconsultoria, um especialista do Centro Vida. Esse especialista dá seu parecer sobre a necessidade ou não de encaminhamento à consulta especializada. Tanto a resposta positiva quanto a negativa é baseada em evidências científicas, seguem protocolo e dão respaldo ao atendimento do médico na unidade básica de saúde. O especialista teleconsultor passa por capacitação oferecida on-line pela Secretaria de Estado da Saúde. 

No caso de negação do encaminhamento à especialidade, o médico do posto é munido sobre qual encaminhamento e tratamento a ser feito com o paciente na própria unidade de saúde. A resposta do teleconsultor é dada em até 72 horas, por meio de uma caixa de e-mail. No caso afirmativo, o paciente entra na fila de espera da especialidade (endocrionologia, ortopedia e nutrição), considerando todos os critérios de priorização. No caso da endrocrinologia – especialidade médica que cuida das glândulas do organismo, hormônios, diabetes, obesidade – não há fila de espera. O paciente encaminhado à especialidade demora, no máximo, uma semana para ser atendido. Antes da implantação da teleconsultoria, a fila de espera da endocrinologia era de aproximadamente dois anos.

A gerente de planejamento e programação da Secretaria de Saúde, Fabiana Conrado, explica que essa diminuição da fila após a implantação da teleconsultoria se deve à melhor qualificação do paciente que é encaminhado à especialidade. “Agora temos na fila aqueles pacientes que realmente precisam do atendimento especializado, baseado em evidências científicas por meio do relato do médico e exames apresentados”, detalha Fabiana. A gerente adianta que as próximas especialidades a terem a teleconsultoria implantada serão a gastrologia e a proctologia, que atualmente registram fila de um ano e meio e um ano e sete meses, respectivamente. Fabiana relata que ao mesmo tempo que se implanta a plataforma, há um esforço da Secretaria de Saúde para diminuir a fila de espera e, então, ter somente pacientes “qualificados” para o atendimento especializado. No caso da ortopedia, a Secretaria de Saúde aguarda aprovação na Câmara de Vereadores de um convênio para compra de 700 consultas de ortopedia. A expectativa é de chamar esses pacientes a partir da semana que vem.

Mesmo ainda sem a compra das consultas, o resultado da teleconsultoria em ortopedia já começa a ser sentido. Da média de 20 pacientes/dia que eram encaminhados para a especialidade, apenas cinco estão sendo qualificados para o encaminhamento, após o novo sistema. Os 15 pacientes restantes têm seu problema resolvido na própria unidade de saúde, com a orientação do especialista. “Não vejo outra solução para o aumento constante da demanda do SUS. A teleconsultoria facilita o encaminhamento, dá resultados mais efetivos para o paciente, capacita constantemente as unidades básicas de saúde e dá celeridade nas demandas”, elogia Fabiana. 

Telemedicina para dermatoscopia e eletrocardiograma

Jaraguá do Sul também faz uso do sistema de Telemedicina oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde para dermatoscopias e eletrocardiogramas. Por meio de fotos de pintas na pele enviadas de Jaraguá para uma equipe de especialistas em Florianópolis os laudos são emitidos. No caso dos eletrocardiogramas, são enviados os traçados e os laudos são emitidos pela equipe especializada.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

Três quedas de moto movimentam bombeiros da região

Por volta das 18h43, os socorristas de Corupá, atenderam uma jovem de 20 anos na Estrada Rio Natal
Três quedas de moto movimentam bombeiros da região
Segurança

Jovem é preso após tentar furtar um veículo em Jaraguá do Sul

A ocorrência foi registrada no Centro
Jovem é preso após tentar furtar um veículo em Jaraguá do Sul
Esportes

Atletas seguem para a Olesc, em Videira

A competição, que iniciou na quinta-feira (12), e prossegue até 21 de setembro, deve reunir três mil atletas de 15 modalidades
Atletas seguem para a Olesc, em Videira
Segurança

Bombeiros de Jaraguá atendem acidente entre carro e moto na BR-280

A ocorrência aconteceu no bairro Água Verde
Bombeiros de Jaraguá atendem acidente entre carro e moto na BR-280
Ver mais de Jaraguá do Sul