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Jaraguá do Sul

Teleconsultoria diminui espera para consultas especializadas

Especialidade como endocrinologia não tem mais fila de espera, após implantação do sistema

10 Jun 2019 - 14h30Por Da Redação

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul comemora a diminuição na fila de espera de especialidades médicas após a implantação da teleconsultoria. A plataforma digital foi implantada há três anos, para as especialidades de endocrinologia e nutrição, e neste ano a especialidade de ortopedia começa a experimentar o sistema.  Trata-se de um local digital onde o médico do posto de saúde, ao atender um paciente e suspeitar da necessidade de encaminhamento a um especialista, consulta, por meio de teleconsultoria, um especialista do Centro Vida. Esse especialista dá seu parecer sobre a necessidade ou não de encaminhamento à consulta especializada. Tanto a resposta positiva quanto a negativa é baseada em evidências científicas, seguem protocolo e dão respaldo ao atendimento do médico na unidade básica de saúde. O especialista teleconsultor passa por capacitação oferecida on-line pela Secretaria de Estado da Saúde. 

No caso de negação do encaminhamento à especialidade, o médico do posto é munido sobre qual encaminhamento e tratamento a ser feito com o paciente na própria unidade de saúde. A resposta do teleconsultor é dada em até 72 horas, por meio de uma caixa de e-mail. No caso afirmativo, o paciente entra na fila de espera da especialidade (endocrionologia, ortopedia e nutrição), considerando todos os critérios de priorização. No caso da endrocrinologia – especialidade médica que cuida das glândulas do organismo, hormônios, diabetes, obesidade – não há fila de espera. O paciente encaminhado à especialidade demora, no máximo, uma semana para ser atendido. Antes da implantação da teleconsultoria, a fila de espera da endocrinologia era de aproximadamente dois anos.

A gerente de planejamento e programação da Secretaria de Saúde, Fabiana Conrado, explica que essa diminuição da fila após a implantação da teleconsultoria se deve à melhor qualificação do paciente que é encaminhado à especialidade. “Agora temos na fila aqueles pacientes que realmente precisam do atendimento especializado, baseado em evidências científicas por meio do relato do médico e exames apresentados”, detalha Fabiana. A gerente adianta que as próximas especialidades a terem a teleconsultoria implantada serão a gastrologia e a proctologia, que atualmente registram fila de um ano e meio e um ano e sete meses, respectivamente. Fabiana relata que ao mesmo tempo que se implanta a plataforma, há um esforço da Secretaria de Saúde para diminuir a fila de espera e, então, ter somente pacientes “qualificados” para o atendimento especializado. No caso da ortopedia, a Secretaria de Saúde aguarda aprovação na Câmara de Vereadores de um convênio para compra de 700 consultas de ortopedia. A expectativa é de chamar esses pacientes a partir da semana que vem.

Mesmo ainda sem a compra das consultas, o resultado da teleconsultoria em ortopedia já começa a ser sentido. Da média de 20 pacientes/dia que eram encaminhados para a especialidade, apenas cinco estão sendo qualificados para o encaminhamento, após o novo sistema. Os 15 pacientes restantes têm seu problema resolvido na própria unidade de saúde, com a orientação do especialista. “Não vejo outra solução para o aumento constante da demanda do SUS. A teleconsultoria facilita o encaminhamento, dá resultados mais efetivos para o paciente, capacita constantemente as unidades básicas de saúde e dá celeridade nas demandas”, elogia Fabiana. 

Telemedicina para dermatoscopia e eletrocardiograma

Jaraguá do Sul também faz uso do sistema de Telemedicina oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde para dermatoscopias e eletrocardiogramas. Por meio de fotos de pintas na pele enviadas de Jaraguá para uma equipe de especialistas em Florianópolis os laudos são emitidos. No caso dos eletrocardiogramas, são enviados os traçados e os laudos são emitidos pela equipe especializada.


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