Séculus
Grupo Shekinah

Shekinah realiza evento gratuito de formatura e graduação de cordas

11 Dez 2015 - 11h29
Shekinah realiza evento gratuito de formatura e graduação de cordas -

 Na oportunidade, cerca de 30 professores de toda a região e de outros locais do Brasil estarão presentes para a formatura e graduação de alunos. Dos 100 participantes, aproximadamente 20 alunos receberam a graduação. O ponto alto do evento será o momento em que o professor Marcolla será consagrado mestre de capoeira, o primeiro em Jaraguá do Sul e região a conquistar essa honra. O encontro é aberto a comunidade, de forma gratuita, e ocorre entre 16h e 19h no Ginásio Arthur Muller. No local também haverá vários atrativos, como apresentações de acrobacias e venda de matérias esportivos.


Idealizador do evento, o professor Marcolla comemora o fato da cidade abrir as portas para mais um encontro de grande nível. “É um marco, pois a cada ano alcançamos novas conquistas. Estamos cada vez mais conquistando nosso espaço, através de um esporte que no passado havia muita resistência por causa da colonização de Jaraguá, que via esse como um esporte para negros. Mudamos a cultura através de muito trabalho e hoje somos reconhecidos pelo que fazemos, felizmente”, revela.


Quanto a consagração de mestre, o capoeirista revela que é um sonho esperado há 18 anos, desde que iniciou no esporte. “É uma alegria, uma satisfação. De todos esses anos, são 12 só como professor. Para chegar a essa honraria você precisa ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido dentro e fora do esporte, como alguém que se dedica ao bem das pessoas. Estou sendo reconhecido pelo trabalho de anos, muitas vezes feito de forma anônima”, comemora Marcolla.

Curiosidades

Na capoeira, as cordas são inspiradas na história do escravo e simbolizam a graduação do praticante. Os níveis são divididos em cores que vão do cinza ao branco. Uma arte genuinamente brasileira, a capoeira é uma criação de nossos ancestrais negros, índios e brancos que está intimamente ligada à nossa história. Para os integrantes do Grupo Shekinah, como toda herança, essa arte deve ser cuidada e cultivada a fim de se enraizar ainda mais e render novos frutos, além de exercer o papel de formar cidadãos de bem, com resgate dos valores culturais, a descoberta de novos talentos, a profissionalização e a redução das diferenças, contribuindo assim, para a inclusão social das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Rodrigo Floriani

GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Rotary Club Jaraguá do Sul Vale do Itapocu realiza campanha "Doe lenços, doe amor"

O trabalho é feito durante todo o mês em alusão ao Outubro Rosa, onde a comunidade é incentivada a doar lenços para mulheres e meninas em tratamento contra o câncer
Rotary Club Jaraguá do Sul Vale do Itapocu realiza campanha "Doe lenços, doe amor"
Saúde

Campanha de Multivacinação prossegue até o dia 29 de outubro

O objetivo é colocar a imunização em dia e resgatar crianças e adolescentes que, por algum motivo, não tomaram as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional
Campanha de Multivacinação prossegue até o dia 29 de outubro
Geral

Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier

É mais uma opção para os jaraguaenses aproveitarem o espaço para descanso e lazer
Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier
Segurança

Polícia conclui inquérito sobre denúncia de homofobia após briga de bar em Jaraguá do Sul

O delegado responsável pela investigação, afirmou que as provas juntadas ao longo do inquérito não apontaram para o crime de homofobia.
Polícia conclui inquérito sobre denúncia de homofobia após briga de bar em Jaraguá do Sul
Ver mais de Jaraguá do Sul