dengue
Grupo Shekinah

Shekinah realiza evento gratuito de formatura e graduação de cordas

11 Dez 2015 - 11h29

 Na oportunidade, cerca de 30 professores de toda a região e de outros locais do Brasil estarão presentes para a formatura e graduação de alunos. Dos 100 participantes, aproximadamente 20 alunos receberam a graduação. O ponto alto do evento será o momento em que o professor Marcolla será consagrado mestre de capoeira, o primeiro em Jaraguá do Sul e região a conquistar essa honra. O encontro é aberto a comunidade, de forma gratuita, e ocorre entre 16h e 19h no Ginásio Arthur Muller. No local também haverá vários atrativos, como apresentações de acrobacias e venda de matérias esportivos.


Idealizador do evento, o professor Marcolla comemora o fato da cidade abrir as portas para mais um encontro de grande nível. “É um marco, pois a cada ano alcançamos novas conquistas. Estamos cada vez mais conquistando nosso espaço, através de um esporte que no passado havia muita resistência por causa da colonização de Jaraguá, que via esse como um esporte para negros. Mudamos a cultura através de muito trabalho e hoje somos reconhecidos pelo que fazemos, felizmente”, revela.


Quanto a consagração de mestre, o capoeirista revela que é um sonho esperado há 18 anos, desde que iniciou no esporte. “É uma alegria, uma satisfação. De todos esses anos, são 12 só como professor. Para chegar a essa honraria você precisa ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido dentro e fora do esporte, como alguém que se dedica ao bem das pessoas. Estou sendo reconhecido pelo trabalho de anos, muitas vezes feito de forma anônima”, comemora Marcolla.

Curiosidades

Na capoeira, as cordas são inspiradas na história do escravo e simbolizam a graduação do praticante. Os níveis são divididos em cores que vão do cinza ao branco. Uma arte genuinamente brasileira, a capoeira é uma criação de nossos ancestrais negros, índios e brancos que está intimamente ligada à nossa história. Para os integrantes do Grupo Shekinah, como toda herança, essa arte deve ser cuidada e cultivada a fim de se enraizar ainda mais e render novos frutos, além de exercer o papel de formar cidadãos de bem, com resgate dos valores culturais, a descoberta de novos talentos, a profissionalização e a redução das diferenças, contribuindo assim, para a inclusão social das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Rodrigo Floriani

Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul