dengue
Jaraguá do Sul

Semana Lixo Zero terá limpeza nos bairros de Jaraguá do Sul

O Samae e a Fujama irão coordenar as ações

17 Out 2019 - 06h00Por Da Redação

Dez associações de moradores de Jaraguá do Sul, em conjunto com a União Jaraguaense das Associações de Moradores, serão parceiras da Prefeitura e do Instituto Lixo Zero na primeira Semana Lixo Zero, programada para acontecer entre esta quinta-feira (17) a 24 de outubro. O Samae e a Fujama irão coordenar as ações. 

De acordo com a engenheira sanitarista do Samae, Morgana Decker, o conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários.

Neste sentido, a proposta é que as associações de moradores levem aos seus bairros iniciativas que promovam a limpeza de ruas, praças, terrenos baldios, abrigos de passageiros e outros locais púbicos, ao mesmo tempo, trabalhem a conscientização dos moradores para evitar o acúmulo de lixo nestes locais.

Para Diogo Marcos Chiodini, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil, trata-se de uma semana para conscientização dos moradores afim de tornar a prática um hábito diário. “É importante que as pessoas despertem para a necessidade de não descartar o lixo em locais inadequados”, reforça. Ainda segundo ele, em torno de dez ações serão desenvolvidas em Jaraguá do Sul durante a Semana Lixo Zero, com várias instituições parceiras.

Os bairros que já aderiram à campanha são:  Barra do Rio Cerro, Ilha da Figueira, Jaraguá 99, Jaraguá 84, João Pessoa, Loteamento Souza, Tifa Monos, Vieira, Vila Lalau e Vila Lenzi, além da União Jaraguaense das Associações de Moradores.

Outras associações ainda podem aderir e promover iniciativas de limpeza, podendo acionar nos seus bairros toda a comunidade, desde voluntários, escolas, creches, clubes de mães e idosos, clubes esportivos, comércios e indústrias.

Além da limpeza, a retirada destes materiais visa diminuir os riscos de proliferação de insetos, principalmente mosquitos, devido à proximidade do calor.
Vale lembrar que esse projeto não é um bota fora. Portanto, não serão coletados móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, dentre outros itens das residências das pessoas, que devem ser levados ao Ponto de Entrega Voluntária, localizado ao lado da Arena. 

A coleta dos materiais será feita pelo Samae, em parceria com as cooperativas de reciclagem, Prefeitura, Fujama e Ambiental.

A Semana Lixo Zero ocorre em diversos países e, no Brasil, em mais de 60 municípios. Para aderir, basta entrar em contato com os organizadores.

Quer saber mais? 

Sobre a Campanha Limpe Seu Bairro, fale com representantes da sua associação de moradores ou entre em contato com o Samae – 2106-9100
 
Cronograma 
Dia 17/10: Abertura da Semana Lixo Zero Jaraguá do Sul na Escola Municipal de Ensino Básico Machado de Assis - Bairro João Pessoa, com Palestra sobre Meio Ambiente e Resíduos Sólidos

De 17 a 24/10: Período de limpeza nos bairros

Dia 25/10: Coleta e Pesagem dos materiais coletados por cada bairro, conforme cronograma a ser elaborado após a confirmação de participação dos bairros

Dia 26/10: Evento de Encerramento do Projeto, na Praça Ângelo Piazera, das 9h às 12h


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 
 

Matérias Relacionadas

Geral

Identificado idoso que morreu durante caminhada em Jaraguá do Sul

Homem caminhava na rua José Theodoro Ribeiro no início da manhã desta quinta-feira (22)
Identificado idoso que morreu durante caminhada em Jaraguá do Sul
Geral

Idoso morre durante caminhada em Jaraguá

Caso foi registrado nesta manhã (22)
Idoso morre durante caminhada em Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saúde

Santa Catarina recebe 15 mil doses de vacina contra a dengue

Os municípios da região estão na lista de contemplados
Santa Catarina recebe 15 mil doses de vacina contra a dengue
Ver mais de Jaraguá do Sul