transito
Jaraguá do Sul

Segunda etapa da pesquisa covid começa na semana que vem em Jaraguá do Sul

Moradores devem receber bem o pesquisador, que estará identificado. Testes serão feitos nos dias 16, 17 e 18 em diversos bairros

08 Set 2020 - 13h40Por Da Redação

A segunda e última etapa da pesquisa de incidência de covid nos bairros de Jaraguá do Sul será realizada nos dias 16, 17 e 18 de setembro (quarta, quinta e sexta). Uma equipe de estudantes da área da saúde, devidamente treinados e testados negativos para covid, deve começar a segunda leva de testes rápidos e questionários com a população. O objetivo é ter um panorama da doença no município, incluindo incidência da doença por sexo, idade, presença ou não de doenças crônicas, bairro, nível de isolamento social, entre outros fatores. A primeira etapa aconteceu de 12 a 19 de agosto, sem contar o fim de semana, e testou 659 pessoas de 13 bairros. Teve de ser prorrogada por ter muitas recusas dos visitados. 

O coordenador do trabalho, Rafael Dutra de Armas, professor da Católica SC, explica que é seguro receber o pesquisador em casa, desde que esteja identificado com o crachá (ver foto), com bandeja de instrumentos de teste rápido e questionário. “Algumas pessoas têm dúvidas com relação à testagem positiva de algum cidadão visitado e a posterior pesquisa em outra residência. Se isso poderia resultar em contaminação. Queremos esclarecer que todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscara, materiais de testagem são trocados a cada visita, as bandejas são esterilizadas. Então é seguro receber um pesquisador após outras visitas realizadas pelo mesmo”, detalha Armas. Na primeira etapa da pesquisa cerca de 30% dos visitados não aceitaram receber o pesquisador. Espera-se que nessa segunda etapa a conscientização da importância do trabalho faça com que os visitados recebam bem os pesquisadores.
 
Foram visitados, na primeira etapa, os bairros Centro, Vila Lenzi, Nova Brasília, São Luís, Rio Cerro I e II, Jaraguá 84, Água Verde, Estrada Nova, Rio da Luz, Barra do Rio Cerro, Rau e Jaraguá 99. Os pacientes identificados com covid-19 já foram encaminhados ao serviço de Saúde municipal e passam por acompanhamento. Participaram mais de 30 profissionais da área da saúde. As residências são escolhidas por meio de sorteio. A pesquisa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19, Acijs e Católica SC.

Números da primeira etapa

Na primeira etapa da pesquisa covid, dos 652 entrevistados e testados, 39 (ou 5,98%) testaram positivo para doença. Destes, 26 (3,99%) tiveram IgM positivo, ou seja, estavam com vírus e são possíveis transmissores, e outros 13 (1,99%) tiveram IgG positivo, estariam, portanto, possivelmente imunizados.

Segundo o professor da Católica, Rafael Dutra de Armas, o índice de assintomáticos chama a atenção, principalmente porque eles estão possivelmente transmitindo o vírus para outras pessoas. Outro dado que reforça a necessidade da população manter os cuidados e o distanciamento é a quantidade de pessoas que relataram não ter tido sequer um sintoma leve da doença. Entre os que testaram positivo, 83% disseram não ter sentido nenhum sintoma relacionado à Covid nos 15 dias que antecederam o estudo, outros 10,3% apresentam um sintoma apenas e somente 6,8 tiveram dois ou mais sintomas.

Entre os que tiveram sintomas, os mais clássicos foram dor de garganta e tosse. Depois aparecem dificuldade de respirar, palpitação, diminuição do olfato, diarreia e vômito. “Chamou a atenção que entre os assintomáticos ninguém relatou febre”, acrescenta o professor.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Compra e venda de veículo: a importância do contrato

Confira as dicas
Compra e venda de veículo: a importância do contrato
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Ver mais de Jaraguá do Sul