GNet
Câmara de Vereadores

Secretário de Saúde fala sobre situação da pasta em audiência pública

25 Fev 2016 - 22h57
Secretário de Saúde fala sobre situação da pasta em audiência pública -


O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Dalton Fischer, apresentou dados relativos ao setor, nesta quinta-feira (25), à Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social. Acompanhado de sua equipe, o secretário fez um balanço das atividades nos últimos meses do ano passado, falando mais sobre os gastos feitos, número de consultas realizadas pelos postos, recursos utilizados entre outras demandas da Saúde municipal.


Apesar da relevância do tema, a audiência pública contou com a presença de apenas três vereadores. Jair Pedri (PSDB) questionou o secretário em três pontos: primeiramente, o paramentar questionou sobre a situação dos food trucks na cidade. Ele questionou sobre a expedição de alvarás sanitários para os empreendimentos participarem de festivais no município.

Dalton afirmou, por sua vez, que os festivais com food trucks tiveram alvará e as condições dos eventos foram normais. Para o parlamentar o negócio precisa ser regulamentado e dar mais segurança aos microempresários e aos consumidores.

Pedri também perguntou sobre um suposto baixo índice de projetos aprovados pela Vigilância Sanitária nos últimos meses do ano: foram 500 propostas apresentadas, mas só 100 delas foram aprovadas. O secretário respondeu que os projetos eram de ótima qualidade, com boas ideias, mas que algumas questões legais impediram a aprovação.


O vereador Eugênio Juraszek (PP) indagou sobre as informações de focos do Aedes Aegypti. Segundo Juraszek, o poder público municipal adverte as comunidades sobre os focos, mas que não especifica os locais exatos deles. Dalton explicou que não há como afirmar qual localidade tem a maior incidência, pois não há muitos casos de focos no município.

Ele ainda atribuiu a apenas quatro locais da cidade as maiores incidências de foco e que são locais de carga e descarga, com caminhões que vêm de outras cidades do estado, onde o número de casos é maior.

Por último, o vereador Arlindo Rincos (PP) ainda questionou Dalton sobre programas de combate à tuberculose, aids e doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). O secretário se mostrou preocupado com a situação brasileira envolvendo essas doenças. Segundo ele, os casos de sífilis têm aumentado nos últimos anos, mas alertou que o município fornece preservativos em todos os postos de atendimento e que o que ainda falta é a conscientização da comunidade sobre esses riscos.

GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá do Sul registra mais recuperados do que casos confirmados de Covid-19

Confira o boletim epidemiológico desta quarta-feira (20)
Jaraguá do Sul registra mais recuperados do que casos confirmados de Covid-19
Saúde

Vacinação contra Covid-19 para adolescentes é retomada em Jaraguá do Sul

Antecipação da Pfizer também está liberada para que tomou a primeira dose até 24/08
Vacinação contra Covid-19 para adolescentes é retomada em Jaraguá do Sul
Economia

Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira

A distinção é concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com indicação da FIESC
Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira
Saúde

Região receberá novas doses da vacina contra a covid-19

Serão distribuídas 3.042 doses destinadas à vacinação dos adolescentes e 516 dose de reforço em trabalhadores da saúde.  
Região receberá novas doses da vacina contra a covid-19
Ver mais de Jaraguá do Sul