Jaraguá do Sul

Secretaria de Saúde registra diminuição nos atendimentos covid

Fim de semana foi de baixa procura pelo plantão covid

25 Ago 2020 - 13h37Por Da Redação
Secretaria de Saúde registra diminuição nos atendimentos covid - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A Secretaria de Saúde registrou pouca procura nas quatro unidades de saúde que ficaram de plantão para casos suspeitos de covid no sábado e domingo, dias 22 e 23. No sábado (22), o Pama 1 fez 58 atendimentos, sendo 35 coletas de exame PCR (coleta de material do nariz e da garganta) e 23 atendimentos médicos. Sobraram 19 vagas médicas. No posto da Ilha da Figueira, três pessoas foram atendidas. Em Nereu, nenhum atendimento no sábado. E na Barra, no posto Wolfgang Weege, um atendimento. 

Domingo, o Pama 1 fez 43 atendimentos, sendo 21 coletas PCR e 22 atendimentos médicos. Sobraram 63 vagas médicas. Ilha da Figueira, quatro pessoas. Nereu, uma. Barra, quatro.   

Durante a semana cinco unidades de saúde (Nereu Ramos, Barra, Ilha da Figueira, São Luís/Caic e João Pessoa) e o Pama 1 atendem exclusivamente casos suspeitos de covid e com síndrome gripal. O Pama 1 tem horário especial: das 6h30 às 22 horas, de domingo a segunda. Os postos atendem de segunda a sexta, das 7 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. Os outros postos atendem casos eletivos desde o dia 19, sendo que apenas 50% da agenda foi aberta, para evitar aglomeração.

A diretora de Saúde, Alessandra Malschitzky, adianta que no próximo fim de semana, somente o Pama 1 fará o plantão Covid, das 6h30 às 22 horas, “pois chegou-se à conclusão de que a unidade dá conta da demanda nos fins de semana”. 

Curva de contágio

De forma geral, os números da covid-19 em Jaraguá do Sul também têm diminuído. Além da baixa nos atendimentos, foram 50 casos a menos de uma semana para a outra (comparando o período de 16 a 22/8 com o de 9 a 15/8). Essa última semana analisada apresentou 231 novos casos confirmados no município. Há quatro semanas esse número se aproximava de 500 novos casos.

Taxa de reprodução do vírus

Se antes o município de Jaraguá do Sul se aproximou da taxa 1 para reprodução do coronavírus – em que valores maiores que 1 representam uma tendência de aumento de casos -, agora o índice está em 0,78. Mas o risco de contágio ainda é considerado alto e o sinal é vermelho para quem acha que já é hora de relaxar os cuidados.

Cuidados precisam ser mantidos

O secretário de Saúde Alceu Moretti alerta para a necessidade de continuar com todos os cuidados amplamente divulgados pelo poder público e pela mídia. “Usar máscara, manter o distanciamento social, ficar em casa o quanto possível, lavar as mãos e objetos com frequência, continuam sendo fundamentais para que nossa cidade não aumente novamente o número de casos de covid-19. O Comitê Intergestor de Crise se mantém em alerta, fazendo pesquisa e tomando todas as decisões necessárias para cuidar da população e manter o vírus sob controle”, declara Moretti.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Com previsão de frio intenso, Prefeitura de Jaraguá monta Plano de Atendimento

As ações iniciam nesta terça-feira (27), com orientações e sensibilização às pessoas em situação de rua, com as equipes da Assistência Social, Saúde, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e Polícia Militar.
Com previsão de frio intenso, Prefeitura de Jaraguá monta Plano de Atendimento
Saúde

Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá

Foram quatro mortes nas últimas 48 horas no município
Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá
Geral

Pesquisa vai traçar o perfil da população idosa de Jaraguá do Sul

O diagnostico do idoso já conta com 900 entrevistas e segue até o mês de setembro
Pesquisa vai traçar o perfil da população idosa de Jaraguá do Sul
Saúde

AstraZeneca: Gestantes e puérperas podem tomar D2 de outro imunizante

A preferência é que seja com a Pfizer. Na ausência da vacina deste fabricante, a Coronavac (Sinovac/Butantan) também poderá ser usada como segunda dose
AstraZeneca: Gestantes e puérperas podem tomar D2 de outro imunizante
Ver mais de Jaraguá do Sul