transito
Jaraguá do Sul

Secel trabalha na recuperação dos estragos provocados pelo ciclone

A Arena Jaraguá foi o local mais atingido e continua interditada para treinos e jogos

15 Jul 2020 - 13h39Por Da Redação

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) trabalha na recuperação dos estragos provocados pelo ciclone de junho, que danificou muitos equipamentos públicos. Os orçamentos necessários para a recolocação das telhas da Casa do Colonizador e no Arquivo Histórico, que apresentou avarias no telhado e também no forro, estão prontos. Na Arena Jaraguá foram retirados, segundo a secretária, Cleide Mosca, os materiais danificados (brises, rufos, calhas, parte elétrica) e segue a fase de orçamento de recuperação da instalação elétrica. Há a necessidade de elaboração de um projeto de recuperação para a abertura de um processo de licitação.

Vale lembrar que a Arena, por ser um prédio alto, demanda uma série de situações que dificultam as ações necessárias, desde os orçamentos até a execução do serviço. “O trabalho é mais complicado, demanda segurança por conta da altura e pessoal especializado, mas estamos trabalhando para recuperar tudo o mais rapidamente possível”,

A Arena Jaraguá foi o local mais atingido e continua interditada para treinos e jogos. Centro Histórico, Museu da Paz e Museu Histórico Emílio da Silva, tiveram telhas deslocadas. A casa que abriga a reserva técnica do Museu Emílio também teve algumas dezenas de telhas e parte da estrutura do telhado substituídos.

A Casa do Colonizador apresentou avarias no telhado, com aproximadamente 150 telhas deslocadas na casa principal e outras 500 deslocadas da sua estrutura anexa, que abriga equipamentos e maquinários antigos. Os fortes ventos arrancaram um poste, que precisou ser fixado novamente. No Arquivo Histórico, as avarias foram na placa principal, no toldo, em parte do forro e no telhado, mas sem qualquer dano estrutural.

Pista de atletismo, Ginásio Arthur Müller e Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mestre Manequinha, não apresentaram danos graves, sendo que os pequenos reparos estão em execução pela própria equipe da Secretaria. Algumas áreas de lazer foram atingidas, principalmente as telas de proteção das quadras e os postes de iluminação.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)

A medida é necessária devido ao início das obras de recapeamento asfáltico
Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)
Esportes

Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio

Fato ocorreu em partida pelo Campeonato Catarinense Sub-17, em São Francisco do Sul
Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio
Ver mais de Jaraguá do Sul