Jaraguá do Sul

Samae recebe robô para inspecionar drenagem urbana

O Light V3 pode circular a partir de tubulações acima de 30 centímetros de diâmetro. O investimento do Samae foi de aproximadamente R$ 17 mil

26 Mai 2020 - 13h53Por Da Redação

A Diretoria de Drenagem Urbana do Samae de Jaraguá do Sul acaba de receber uma ferramenta importante para agilizar as vistorias nas tubulações da rede pluvial do município. Trata-se de um robô equipado com câmera de vídeo e que pode verificar entupimentos, tubulação interrompida por quebras, ligações irregulares, ligações mal feitas, entre outros casos que impedem o escoamento da água da chuva até os rios.

O equipamento Modelo Light V3, foi desenvolvido especialmente para o Samae. Possui um cabo que oferece autonomia de deslocamento por 100 metros no interior das tubulações. A câmera é Gopro de alta definição, com zoom e direcionamento para qualquer ponto, além de um conjunto de Led para iluminação do percurso. O sistema de controle do equipamento é sem fio, facilitando o manuseio. Possui tração nas quatro rodas e bateria com autonomia de 40 minutos. O conjunto contempla ainda uma maleta de transporte equipada com monitor para visualização das imagens transmitidas em tempo real pela câmera do equipamento. O Light V3 pode circular a partir de tubulações acima de 30 centímetros de diâmetro. O investimento do Samae foi de aproximadamente R$ 17 mil.

A diretora presidente do Samae, Evânia Duarte Liebl, considera que o equipamento vai agilizar as inspeções por método não destrutivo. “O que acontecia até agora era por meio de escavações que, nem sempre, identificavam de imediato o local de uma intervenção na drenagem. O robô nos dará o exato local onde deveremos fazer a escavação, por exemplo”, explica. Já o diretor de Drenagem Urbana, Carlos Joelcy Engel acrescenta que o banco de dados referente à drenagem urbana de Jaraguá do Sul consta de 360 quilômetros de redes pluviais, enquanto que, pelo tamanho do município a estimativa é de que existam cerca 1,5 mil quilômetros de tubulações. “Nos faltam muitas informações sobre essas tubulações, seus diâmetros, localização entre outras informações que são importantes para montarmos um mapa da drenagem de Jaraguá do Sul”, finaliza.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Ver mais de Jaraguá do Sul