Jaraguá do Sul

Samae fará interligação de rede do R2 nesta quarta-feira

Trata-se de mais uma etapa importante para eliminar mais um trecho de redes de amianto, conforme o presidente da autarquia, Ademir Izidoro

31 Mar 2020 - 14h21Por Da Redação
Samae fará interligação de rede do R2 nesta quarta-feira - Crédito: Divulgação / Samae JS Crédito: Divulgação / Samae JS

Dando sequência às obras do Plano de Ampliação de Saneamento (PAS), nesta quarta-feira (1), entre a madrugada e o fim da tarde, o Samae de Jaraguá do Sul fará a interligação da nova rede de água do reservatório R2, localizado na Rua Irmãos Maristas, no Centro. Trata-se de mais uma etapa importante para eliminar mais um trecho de redes de amianto, conforme o presidente da autarquia, Ademir Izidoro.

A nova rede de PVC inicia na Rua Erwino Menegotti, próximo à ETA Central, e segue pela Rua Venâncio da Silva Porto até a Leopoldo Janssen e Irmãos Maristas, onde estão os reservatórios, com capacidade para armazenar dois milhões de litros de água tratada à distribuição aos bairros Centro, parte da Vila Lenzi, Nova Brasília e Jaraguá Esquerdo. As obras desta quarta-feira acontecerão na Rua Leopoldo Janssen, sendo que o trânsito será desviado e poderá faltar água durante o dia nos bairros atendidos pelo R2, mas, os moradores que possuem caixa de água, poderão não sentir o desabastecimento.

Ademir Izidoro lembra que além de eliminar o uso da tubulação de amianto, a nova rede altera o sistema de distribuição de água. “Atualmente, a mesma rede que leva água da ETA Central ao R2 faz a distribuição às residências, comércios e indústrias. A nova rede é exclusiva para levar a água até o reservatório, e outra rede fará somente a distribuição a partir do reservatório aos consumidores, o que diminui muito o risco de vazamentos e perda de carga pelo caminho”, explica.

Na avaliação dele, a substituição das redes de amianto é um investimento importante, uma vez que essas redes estão ultrapassadas, muitas com meio século de utilização. “Elas são, atualmente, o maior problema do sistema de distribuição de água em Jaraguá do Sul”, comenta, acrescentando que os rompimentos frequentes destas redes exigem um investimento elevado, além de causar transtornos no trânsito durante os consertos e causam interrupção no abastecimento. “Com essa obra, eliminaremos boa parte da tubulação existente na Rua Presidente Epitácio Pessoa, onde já ocorreram inúmeros vazamentos, por conta do trânsito pesado sobre a rede de água”, comenta, acrescentando que a rede atual passa sob prédio do Museu WEG e por uma região de mato fechado próximo ao reservatório, o que dificulta a manutenção, quando necessário. A autarquia da Prefeitura de Jaraguá do Sul está investindo mais de R$ 3,2 milhões na substituição de redes de amianto, num trecho de 8.440 metros, em 14 ruas do município.

A substituição das redes de cimento amianto ou fibrocimento, faz parte do Programa de Controle e Redução de Perdas, que integra o Plano de Ampliação de Saneamento e visa reduzir as perdas de água tratada, cujo índice atual é de 34%. “Tal redução no índice de perdas é de extrema importância, pois está diretamente relacionada com a redução dos custos de produção e contribuirá para a eficiência técnica e financeira do Samae, que assim terá melhores condições de investir de forma mais sustentável”, destaca Ademir Izidoro.

As ações propostas foram priorizadas de acordo com o Plano Municipal de Saneamento.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá confirma nova morte pela covid-19

Ao todo, já são 396 óbitos pela doença no município.
Jaraguá confirma nova morte pela covid-19
Geral

Meteorologista explica massa de ar polar que atingirá SC

A sexta-feira deverá ter as menores temperaturas desse ar polar. A previsão para o amanhecer desse dia é algo entre -8 e -10°C na Serra. Algo próximo dos 0°C no Litoral. 
Meteorologista explica massa de ar polar que atingirá SC
Saúde

Cuidar da saúde bucal é fundamental

Saiba como
Cuidar da saúde bucal é fundamental
Política

Caropreso comemora no Plenário licitação da revitalização da SC-110

Conforme o deputado, investimento do Estado previsto em rodovias na região da Amvali ultrapassará R$ 500 milhões
Caropreso comemora no Plenário licitação da revitalização da SC-110
Ver mais de Jaraguá do Sul