dengue
Jaraguá do Sul

Samae avalia a continuidade da coleta seletiva, por causa do Coronavirus

De acordo com o presidente do Samae, Ademir Izidoro, uma das medidas já adotadas ainda na semana passada foi suspender temporariamente a distribuição do saco verde

24 Mar 2020 - 13h26Por Da Redação

Por se tratarem de serviços essenciais, as coletas de lixo comum e reciclável estão mantidas em Jaraguá do Sul, conforme o Samae. No entanto, a diretoria da autarquia avalia a continuidade da coleta seletiva. De acordo com o presidente do Samae, Ademir Izidoro, uma das medidas, adotadas ainda na semana passada, foi suspender temporariamente a distribuição do saco verde, cuja entrega estava programada para acontecer nesta semana, entre os dias 23 a 28 de março. “Por conta das medidas de prevenção adotadas no município, a distribuição dos sacos verdes está suspensa, pois entendermos que a entrada dos kits de sacos verdes nas residências pode servir como um vetor de transmissão do Coronavirus, haja vista que até chegarem na residência são manipulados por uma série de pessoas. Tão logo a situação for reestabelecida, voltaremos com a distribuição! Continuem separando seus resíduos com o uso de qualquer embalagem, a natureza agradece!”, reforça Izidoro.

Ainda segundo ele, as equipes de coleta estão equipadas para a realização dos serviços, assim como as cooperativas de reciclagem estão preparadas para o recebimento dos materiais da coleta seletiva, sendo todos orientados de modo a evitar possíveis contaminações. “Agradecemos a compreensão de todos nesse momento e pedimos o apoio para que todos os resíduos descartados, tanto para o lixo comum como para a coleta seletiva, sejam devidamente embalados, evitando que no momento da coleta as sacolas se rasguem”, solicita ele.

A engenheira sanitarista do Samae, Morgana Decker, diz que a tendência é ter um aumento de descarte de materiais como máscaras e luvas, e aproveita para relembrar que esses materiais devem ser destinados ao lixo comum. “Já as agulhas e seringas, devem ser entregues em postos de saúde ou hospitais para serem incineradas com o lixo hospitalar”, orienta. “Lembre-se: os coletores de lixo e os recicladores das cooperativas estão trabalhando por todos nós! Vamos fazer a nossa parte, destinando corretamente os materiais e ficando em casa o máximo possível!”, finaliza.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)

A medida é necessária devido ao início das obras de recapeamento asfáltico
Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)
Esportes

Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio

Fato ocorreu em partida pelo Campeonato Catarinense Sub-17, em São Francisco do Sul
Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Ver mais de Jaraguá do Sul