Joaçaba Pneus
Jaraguá do Sul

Samae apresenta retrospectiva de 2018

Ao longo do ano, foram mais de 36.396 ordens de serviço executadas.

18 Dez 2018 - 19h25
Samae apresenta retrospectiva de 2018 - Crédito: WeArt Crédito: WeArt

O ano de 2018 foi marcante para o Samae de Jaraguá do Sul, um ano de muito trabalho e realizações. O principal marco foi a celebração do cinquentenário da autarquia no mês de maio coroado com a inauguração da nova Estação de Tratamento de Água, que vai garantir o abastecimento do município para as próximas décadas.

Ainda em comemoração ao seu cinquentenário, o Samae recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e das mãos dos escritores João Chiodini e Carlos Schroeder o livro que conta os 50 anos da autarquia. A inauguração do Espaço de Memória também marcou a data, um ambiente construído junto à ETA Central, que resgata a história do saneamento em Jaraguá do Sul.

Para Ademir Izidoro, diretor presidente do Samae “o ano ainda iniciou com uma missão desafiadora, que foi assumir a gestão de resíduos sólidos, missão cumprida com eficiência e sucesso. Hoje, o Samae apresenta equilíbrio financeiro nessa área que há anos contabilizava prejuízos e ainda retomou a distribuição do “saco verde””. O índice da coleta seletiva pulou de 7% para 23% em apenas 6 meses.

Diversas ações foram realizadas junto à comunidade: participação no Seminário Internacional sobre Resíduos Sólidos, Ação Comunitária, passeio ciclístico do Samae no Parque Malwee e diversas ações relativas ao Dia da Água, celebrada em 22 de março. O Samae esteve presente no Movimenta Jaraguá, desenvolveu Ação na Praça Ângelo Piazera e fechou as atividades da área ambiental com as formaturas do Proeva. As ações sociais do Samae atingiram mais de 29 mil pessoas durante todo o ano.

O Samae deu continuidade às ações de aumento do índice de coleta e tratamento de esgoto com a implantação da rede de esgoto na Feliciano Bortolini e dezenas de outras vias, foram aproximadamente 5,7 km de redes de esgoto e 19,4 km de redes de água. Foram mais de 36.396 ordens de serviço executadas.

Entre os grandes projetos iniciados, um dos principais é o programa de Revitalização da Mata Ciliar no Rio Itapocu, o novo reservatório no Morro do Picolli – R6, a apresentação do Programa de Saneamento Rural no Garibaldi e a ampliação do Proeva para escolas particulares.

Ainda nos meses de novembro e dezembro o Samae fez seu planejamento estratégico para os próximos 2 anos, propiciou capacitação para agentes comunitários de saúde, anunciou o início da coleta seletiva no Garibaldi, treinamento para recicladores, realizou concurso público, deu início à implantação de 22 novos macromedidores eletromagnéticos, gincana para os servidores e recebeu destaque internacional pela Revista Espanhola RETEMA.

Ademir Izidoro, ressaltou que 2018 foi um ano emblemático: “Recebemos o prêmio Fritz Muller e a comenda Amigo do 14º Batalhão da Policia Militar”, comentou Izidoro.

E para fechar 2018, o Samae conseguiu aprovar financiamento no BNDES no valor de R$ 36 milhões para obras de modernização do sistema de abastecimento de água, ampliação da rede coletora de esgoto e projetos para controle de perdas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Mais 300 ruas terão iluminação de LED em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul possui em torno de 25 mil pontos de iluminação pública, atualmente são mais de 5.500 luminárias de LED instaladas em 250 ruas, 16 praças e outros ambientes públicos
Mais 300 ruas terão iluminação de LED em Jaraguá do Sul
Geral

Organizadores divulgam Festival de Cinema na Câmara 

O Festival conta com mostras competitivas de várias categorias como curta metragem, longa metragem, tanto em documentário quanto ficcional ou animação.
Segurança

Sem pagar, jovem tenta treinar em academia e arranja confusão em Jaraguá

Diante dos fatos, a PM lavrou um termo circunstanciado por perturbação do trabalho
Sem pagar, jovem tenta treinar em academia e arranja confusão em Jaraguá
Segurança

PM flagra seis pessoas perturbando com música alta em Jaraguá

Responsável assinou um Termo Circunstanciado
PM flagra seis pessoas perturbando com música alta em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul