GNet
rio-2016

Rio 2016: Trajeto de passagem da Tocha Olímpica é aprovado pela Força Nacional

27 Jan 2016 - 19h05

O trabalho faz parte de um agendamento feito Ministério da Justiça, que prepara as atividades de segurança para o revezamento do objeto, que ao todo percorrerá mais de 300 cidades em todas as regiões do Brasil. Símbolo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a passagem da tocha pelo país contará com a proteção da Força Nacional de Segurança Pública em todas as localidades.


Além da verificação do percurso, houve também reuniões com órgãos de segurança municipais, incluindo uma conversa com o coordenador da força tarefa local da tocha olímpica em Jaraguá, Alessandro Martins, e o presidente da FME, Jean Carlos Leutprech. “Eles se dividiram em duas equipes. Uma ficou responsável por fazer a última visita para detalhar sobre o trajeto da tocha a ser feito pelos automóveis de apoio no dia do evento, onde após as verificações tudo foi aprovado. A outra resolveu questões administrativas, de detalhamento de segurança, expondo a função de cada setor exercerá no dia 13”, disse Martins.

A tocha sairá de Brasília (DF), no dia 3 de maio, com destino final o Rio de Janeiro (RJ), que será a sede da competição. A chegada está prevista para 5 de agosto, dia da abertura oficial do maior evento esportivo do mundo. A tocha irá passar pelas cinco regiões do país, conduzida por cerca de 11 mil pessoas. Em Jaraguá do Sul a passagem está confirmada para 13 de julho, uma quarta-feira, no período final das disputas dos jogos olímpicos. O horário previsto da chegada a cidade é às 9h52, com o início do evento. Na Arena, o objeto chegará por volta 11h, permanecendo por aproximadamente 15 minutos. Antes de chegar a Jaraguá o símbolo máximo das Olimpíadas passará também por de Blumenau e Massaranbuda, seguindo para São Francisco do Sul.

Trajeto

O trajeto terá seu ponto de partida da Scar, na Rua Jorge Czerniewicz, seguindo pela Ponte Abdon Batista, com passagem confirmada em frente ao Bradesco, um dos patrocinadores. Já na Rua Epitácio Pessoa a tocha segue até a Nissan, outro patrocinador, seguindo pela Rua Coronel Bernardo Grubba, convertendo a esquerda na Getúlio Vargas. Depois entra no Calçadão da Marechal, passando por toda a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, ligando a Rua João Planincheck, com passagem pelo bairro Nova Brasília. Na altura da Kikar Auto Center o trajeto segue pela Planincheck convertendo com a Gustavo Hagedorn, a rua da Arena Jaraguá e ponto de chegada, pelo acesso superior da entrada principal.


Serão 35 pessoas da cidade que carregarão a tocha em parte do percurso. Entre eles cinco personalidades esportivas: Jean Carlo Leuprecht, presidente da Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME), Benhur Sperotto, responsável pelo Projeto de Voleibol Evoluir, o professor Airton Luiz Schiochet, o Ito, responsável pelo projeto de Basquete ‘A Bola da Vez’, a professora Cornélia Caglioni, multi-medalhista do atletismo, além da maratonista Iolanda Koch. Os outros 30 jaraguaenses ainda serão escolhidas pelos patrocinadores e anunciados em breve. A cada 200 metros, os participantes se revezarão. Cada qual com uma tocha diferente, mas com o mesmo fogo (uma vai acendendo a outra).

RODRIGO FLORIANI

GNet

Matérias Relacionadas

Segurança

Ciclista é atropelado em Jaraguá do Sul

Caso aconteceu no fim da manhã deste sábado (16).
Ciclista é atropelado em Jaraguá do Sul
Segurança

Homem embriagado é detido por perturbar em casa noturna em Jaraguá

Policiais precisaram usar força física para conter e retirar o homem do estabelecimento.
Homem embriagado é detido por perturbar em casa noturna em Jaraguá
Segurança

Inquilino agride homem, xinga policiais e é preso em Jaraguá do Sul

O dono da residência pediu para o inquilino parar com perturbação e foi agredido.
Inquilino agride homem, xinga policiais e é preso em Jaraguá do Sul
Segurança

Homem é preso por arrombar veículo em Jaraguá do Sul

Testemunhas que flagraram a ação identificaram o homem.
Homem é preso por arrombar veículo em Jaraguá do Sul
Ver mais de Jaraguá do Sul