Campeonato Catarinense 2020
Assembleia Legislativa

Reunião do Orçamento Regionalizado será hoje, em Jaraguá

23 Jun 2016 - 10h14
Reunião do Orçamento Regionalizado será hoje, em Jaraguá -

Até o final de julho os deputados devem percorrer as cidades sede das 36 Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), reunindo-se com representantes do poder público e a população. Durante as reuniões, os cidadãos definem as prioridades para cada região.


A partir do que foi sugerido no Plano Plurianual (PPA), em cada uma das audiências, serão definidas três ações ou obras que serão incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano. "Dentro dessas prioridades vamos selecionar aquelas de maior relevância para cada região", explica Dóia Guglielmi, coordenador do Orçamento Estadual da Assembleia Legislativa.

À frente dos trabalhos está o deputado Marcos Vieira (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Tributação, que afirma ser muito importante que o cidadão comum, as entidades constituídas e o poder público, estejam presentes nas audiências.

Ainda não há a obrigação de o que for definido nas audiências ser executado no mesmo ano. Conforme o deputado, no sistema atual isto é devido à diferença de valores entre as ações ou obras demandadas. "Nas reuniões pode ser escolhida uma ação de R$ 100 mil ou uma de R$ 100 milhões. Evidentemente, as ações de valores maiores levarão mais tempo. Por isso, as ações escolhidas são aquelas elencadas no PPA, que tem uma abrangência global por quatro anos", reforçou.

A primeira audiência regionalizada será em Joinville, pela manhã. Na noite de hoje, no entanto, a segunda reunião será em Jaraguá do Sul, a partir das 18h30, na Câmara de Vereadores.


Algumas demandas já conhecidas da região serão sugeridas aos parlamentares, para inserção do Orçamento de 2017. É o caso do apoio financeiro aos hospitais; da construção de uma nova ligação entre Jaraguá e Guaramirim (ponte da Zanotti); abertura da continuidade da Rodovia do Arroz, a partir da Ilha da Figueira em Guaramirim; duplicação do trecho urbano da BR 280; construção do construção do contorno viário de Nereu Ramos, ligando a SC 110 com a BR 280; a pavimentação da Estrada Bananal; e a drenagem e desassoreamento dos rios da região.

Matérias Relacionadas

Femusc

Femusc tem apresentações diárias para todos os gostos

Com alunos de 21 países e mais de 150 apresentações, o Festival de Música de Santa Catarina comemora, em 2020, 15 anos de existência
Femusc tem apresentações diárias para todos os gostos
Trânsito

Acidente na rua Bernardo Dornbusch gera discussão sobre excesso de velocidade

Um jovem de 21 anos morreu num acidente entre duas motos no bairro Vila Lalau, em Jaraguá do Sul, na madrugada desta terça-feira (21).
Acidente na rua Bernardo Dornbusch gera discussão sobre excesso de velocidade
Esportes

Goleiro Assis é o novo reforço do Juventus para o Catarinense

Gaúcho de Garibaldi, o jogador atuou por 12 anos na Europa
Goleiro Assis é o novo reforço do Juventus para o Catarinense
Eleições

Vicente Caropreso (PSDB) diz que não será candidato a prefeito de Jaraguá

Vicente Caropreso (PSDB) diz que não será candidato a prefeito de Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul