Femusc

Retirada de ingressos para o Femusc inicia nesta sexta-feira

12 Jan 2016 - 11h15

No próximo dia 17, inicia a programação do 11º Festival de Música de Santa Catarina, o Femusc. E a partir do dia 16, estarão disponíveis os ingressos, que devem ser retirados na secretaria da Scar. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos para cada apresentação.


A abertura do FEMUSC, no dia 17, será feita pela Orquestra Acadêmica da UDESC, que é a Orquestra Residente no FEMUSC 2016, e estará lançando um novo CD. Depois da abertura, a programação passa a concentrar atividades durante todo o dia. Além da série Grandes Concertos, que encerra às 20h30 a agenda diária, o festival oferece encontros orquestrais, noites dedicadas a ópera, e muitas outras apresentações de música de câmara com professores.


Como é comum no FEMUSC a segunda-feira da primeira semana (18) apresenta o Concerto das Nações, que reúne obras populares e típicas de países representados pelos alunos do Brasil, México, Costa Rica, Uruguai, Mongólia, Bolívia, Paraguai, Argentina e Colombia.

Na segunda-feira seguinte, dia 25, a noite é sempre dedicada a Heitor Villa-Lobos e sua influência na música brasileira. Este ano, a programação contará com a presença do celebrado professor e violonista costarriquenho Mario Ulloa, com uma obra de Albert Roussel (amigo de Villa-Lobos), e várias obras do compositor, como seu Sexteto Místico, Quarteto de Cordas no 1 e a Bachiana Brasileira no 5, para soprano solista e 8 violoncelos.

Nos dias 19, 20, 21, 26 e 27, o público assistirá os professores do FEMUSC em apresentações de música de câmara, em obras de Brahms, Dvorak, Shostakovich, Piazzolla, Schubert, e muitos outros, definindo a base qualitativa do ensino musical no festival.

No repertório do FEMUSC 2016 estarão obras como a Sinfonia no 4, de Felix Mendelssohn, Fantasia para Coral de Beethoven, a Segunda Sinfonia de Schumann, entre outras peças. O canto lírico ganha destaque também com mais apresentações: no dia 21 de janeiro, às 18 horas, a estreia do programa de ópera será “Dido & Aeneas”, de Henry Purcell, e no dia 29 nada menos que “Carmen”, de Georges Bizet, acompanhada da Orquestra do FEMUSC, do Femusckinho e do Coral.

Com direção do professor Gino Quilico, que encantou a noite de ópera de 2015 com a Cavatina Figaro, “Carmen” contará com a mezzo-soprano Juliana Taino no papel principal, e a direção musical da regente britânica Catherine Larsen-Maguire. Para aguçar ainda mais o público, Klein lembra que será possível ouvir uma palhinha de Juliana cantando duas árias de “Carmen” já na série Grandes Concertos do dia 21, onde ela também estará presente.

Outro evento sempre aguardado com ansiedade é a presença da Orquestra de Professores do FEMUSC no palco do grande teatro da SCAR. No dia 23, sob a regência do maestro e diretor artístico Alex Klein, a Sinfonia no 2, de Robert Schumann, e a obra “Sheherazade”, de Maurice Ravel, contará com a participação da soprano solista Celine Imbert, que em 2015 encantou a plateia. Habilmente conduzida pelo lendário violinista alemão Leon Spierer, a Orquestra Sem Maestro apesentará a 4a Sinfonia de Felix Mendelssohn, intitulada “Italiana”, dividida entre os dias 23 e 30 de janeiro.

A Orquestra Mozart, projeto especial do FEMUSC que foca no ensino da interpretação de obras do período clássico, apresentará a Sinfonia no 33 de Mozart no dia 22, e a Fantasia Coral de Beethoven no dia 27, tendo como solista de piano o professor Alexandre Dossin.

Outros projetos especiais, como o Projeto Serioso, Grupo de Metais, a Orquestra de Violões, o Concerto das Harpas e a Camerata Promusc apresentando a Sinfonia no 88 de Josef Haydn, virão a público no Concerto de Gala do dia 28.

A Orquestra Sinfônica do FEMUSC, formada inteiramente pelos alunos avançados, apresentará “La Valse”, de Maurice Ravel, e o Choros no 10 de Heitor Villa-Lobos, este junto com o Coral do FEMUSC, no dia 22 de janeiro.

No Concerto de Encerramento, no dia 30, a Orquestra Sinfônica apresentará a 5a Sinfonia de Peter Tchaikovsky sob a liderança de Alex Klein.

Outro grupo apreciado a cada edição, a Banda Sinfônica do FEMUSC, liderada pelo maestro alemão Dietmar Wiedemann, se apresentando no domingo, dia 24.


Outra série é o Musicalmente Falando, sempre às 20h, uma espécie de receptivo ao Grande Concerto das 20h30 que reúne palestras diárias informais, apresentadas pelo diretor artístico Alex Klein, discutindo assuntos relativos à programação, incluindo conversas com os artistas.

O Momento Springmann, evento diário às 19h no Pequeno Teatro da SCAR, reserva talvez a melhor representação da diversidade musical no FEMUSC, em 30 obras de música de câmara incluindo professores, profissionais e alunos avançados. Neste evento podem ser ouvidos todos os participantes do programa de Quartetos de Cordas, e obras onde professores e participantes dividem o palco, como o Quarteto de Ravel, no dia 23.

Novidade em 2015, a série Recitais de Câmara retorna com a intenção de absorver o excesso de público que comparece ao teatro da SCAR para os Grandes Concertos. Conforme Alex Klein, em 2016 esta série adquire identidade própria, e é a principal vertente de apresentações do Programa Profissional do FEMUSC – o Promusc – que reúne em Jaraguá do Sul 40 músicos provenientes de orquestras profissionais no Brasil e da América Latina. “Mais do que um consolo para o público que eventualmente não consiga ingresso para os Grandes Concertos, os Recitais de Câmara trazem apresentações de alta qualidade, de obras importantes do repertório erudito”, avalia Klein. A série é apresentada diariamente às 20h30 no Pequeno Teatro.

A série Piano Masters é dedicada a obras para o instrumento – solos e peças colaborativas e de câmara. As apresentações diárias às 18h na sala 201 este ano brindarão o público com obras de Chopin, Liszt, sonatas de Beethoven e importantes obras de Brahms, Schumann, Bach, Gnattali e muitos outros.

A série Violão Plus, tradicionalmente dedicada ao violão clássico e até 2015 realizada fora do Centro Cultural, este ano estará integrada aos concertos na SCAR com apresentações diárias às 19h no Piano Bar.

Outra novidade em 2016 é a inclusão da série Recitais de Canto Lírico, com apresentações diárias de obras para canto às 18h, na Sala de Exposições da SCAR, decorada de modo a melhor apresentar obras deste estilo musical. A série será inaugurada pela professora suíço-cubana Ana Häsler cantando a série de canções “Winterreise”, de Franz Schubert, e terá como ponto focal a apresentação semi encenada da ópera “Dido&Aeneas”, de Heny Purcell, dirigida pelo professor André dos Santos, que o diretor artístico define como um “jovem brasileiro que está revolucionando a ópera no Brasil após suas experiências nas principais casas de ópera de Paris e Los Angeles”. Diariamente, o público ouvirá árias de ópera, duetos, trios, quartetos, canções e música de câmara entre cantores participantes do programa de canto lírico do FEMUSC, muitos dos quais já atuando como profissionais em óperas no Brasil e América Latina.

Aguardado pelo público principalmente infantil, o Zoológico Musical é presença obrigatória na agenda. Integrando-se a série Concertos para Famílias, o Zoológico Musical se mantém como atração nos sábados dois sábados pela manhã, com a Sinfonietta do FEMUSC dirigida pelo maestro argentino Norberto Garcia e sua “tropa” de músicos interestelares prontos para dominar o universo a bordo da sua nave, a OSNI – Orquestra Sinfônica Não Identificada.

Fora dos ambientes da SCAR, a programação do FEMUSC também se estende a várias séries de concertos na comunidade, no Shopping, Lar das Flores, igrejas e hospitais, além de ser levado a municípios da região. Destaque ainda para a oportunidade que o FEMUSC dá ao público de ver de perto o processo educacional dos grandes mestres que formam o corpo docente do festival, nas duas quartas-feiras às 11hrs, no Centro Universitário Católica de Santa Catarina e no teatro da SCAR, quando as Master Classes abrem ao público a possibilidade de ouvirem aulas de professores com os melhores alunos do festival.

“É uma agenda muito intensa. São oito grupos sinfônicos, dezenas de grupos de música de câmara, centenas de obras, todas com milhares de horas de ensaios já pré-agendadas em 50 salas de ensaio entre a SCAR e a Católica. Ao todo, incluindo os programas educacionais dirigidos à comunidade, como o Femusckinho e o FEMUSC Jovem, são 650 músicos de 6 a 85 anos produzindo música em 80 apresentações somente dentro da SCAR, e outras dezenas na comunidade, e ainda as master classes. O FEMUSC 2016 está chegando com a mesma intensidade e eficiência já esperadas, com 10 programas de estudo ocorrendo simultaneamente, transformando Jaraguá do Sul em uma meca musical”, diz Alex Klein, com entusiasmo.

Algo que o experiente maestro regista é a integração de esforços para que o FEMUSC alcance os resultados esperados nas suas propostas pedagógica e social. Segundo ele, há um espírito colaborativo e dedicação muito forte de uma muito enxuta responsável pela viabilização da parte artística do festival, com exatamente 4 pessoas para organizar toda a estrutura de programação. Ao lado de Alex estão a coordenadora artística Lorena Bianucci (em Córdoba, Argentina), e em Jaraguá do Sul o coordenador estudantil Maykon Junkes e o coordenador de ópera Fred Paiva, que depois trabalham juntos no principal câmpus do FEMUSC, na SCAR. “Além das suas responsabilidades, todos atuam conjuntamente em muitas outras áreas em comum”, lembra o diretor artístico. Esta eficiência administrativa é possível, avalia, devido ao investimento do Instituto FEMUSC em programas de informática que centralizam decisões de programação e permitem a atuação simultânea de programadores em locais diferentes, assim como a rápida organização de classes, ensaios e concertos que em seguida aparecem em agendas individuais entregues a cada participante.

Quem não puder comparecer, poderá acompanhar as apresentações pelo canal oficial no Youtube, todos os dias a partir das 20h30.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Geral

Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa

Além de Unidades de Saúde que estarão abertas para atendimento nesses dois dias, Farmácias Básicas também terão plantão
Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa
Ver mais de Jaraguá do Sul